Nova Ligação de Gás Natural: CUI, Escalão, Preços

O processo que permite ativar o gás natural na sua casa é de fácil execução.
Índice:
- O primeiro requisito que o cliente tem de cumprir é ter o contrato de luz e água em vigor
- Uma vez que tenha a nova ligação de luz e de água, já pode começar com o processo de ligação ao gás natural. Para fazer a ligação, o cliente deve disponibilizar a informações e documentação imprescindível para dar início ao processo.
Saiba qual é a melhor tarifa que tem para contratar após fazer a comparação de tarifas de gás.
Se ainda não aderiu ao mercado livre, a Lojaluz conta com uma equipa de profissionais especializados, dispostos à ajudar seja qual for sua dúvida em relação ao gás natural ou eletricidade. Não hesite em contactar-nos e comece a poupar o mais rápido possível.
Também deixamos à vossa disposição o primeiro comparador de tarifas elétricas do mercado liberalizado português.
Distribuição de gás natural
A ligação à rede é realizada através da distribuidora de gás natural. É por isso, que seja qual for a companhia comercializadora que contrate, a qualidade será sempre a mesma, sendo da responsabilidade da distribuidora da zona. Saiba qual é a sua distribuidora de gás para obter mais informações.
Tipos de ligações ao gás natural
Dependendo do uso, podem-se diferenciar dois tipos de ligações:
- Para uso exclusivo de uma instalação;
- Para uso partilhado de um conjunto de instalações vizinhas, designadamente para um edifício ou conjunto de edifícios.
Instalação de gás natural
- Já tenho a instalação do gás natural: neste caso, o cliente deve contactar directamente com a comercializadora com quem quiser contratar para fornecer o serviço de gás natural. Neste ponto, aconselhamos a prévia comparação de tarifas e de companhias comercializadoras para que a decisão seja tomada da melhor forma;
Nos casos em que seja necessário,o reforço no ramal ou uma alteração na instalação já existente para poder oferecer o serviço completo de fornecimento, o cliente deverá compartir custos com a distribuidora.
- Não tenho a instalação do gás natural: tal como acontece com a nova ligação elétrica, o cliente neste caso tem de entrar em contacto com a distribuidora da zona e pedir um orçamento para a instalação. Este dependerá de muitos fatores, podendo assumir diversos preços. Após ter o orçamento e a construção finalizada, o cliente já pode solicitar a uma entidade inspectora e o certificado da instalação.
O orçamento por parte das distribuidoras depende das características e necessidades do cliente.
Dados que precisa para celebrar o contrato
O cliente deve decidir a compannhia que quer contratar. Para que este possa tomar a melhor decisão, deve comparar todos os fornecedores que estão disponíveis no mercado energético. Após essa comparação, o cliente deve decidir a tarifa que quer contratar. Neste ponto, o cliente já tem tudo preparado para celebrar o contrato, sendo necessária a seguinte documentação:
- Dados pessoais (Cartão de Cidadão);
- Contrato de arrendamento ou escritura;
- Dados da morada da instalação;
- CUI (Código Universal da Instalação);
- Certificado de Inspecção da Instalação emitido por uma Entidade Inspetora;
- Dados de Pagamento.
Código Universal da Instalação
O CUI ou Código Universal da Instalação serve para identificação da instalação de gás natural. É similar ao CPE (Código do Ponto de Entrega) da luz.
A distribuidora e a proprietária da instalação é quem deve facilitar ao cliente este código, que não é alterável com o decorrer do tempo.
Celebrar o contrato de gás natural
O cliente pode contratar a tarifa da companhia que quiser de entre as disponíveis no mercado livre português. Estas tarifas têm alguns descontos e diferentes condições entre elas e é por isso, que o cliente deve compará-las, no momento em que vai decidir qual quer contratar.
As tarifas de gás natural têm um termo fixo e um termo de energia por cada escalão de m³ consumidos. Este escalão depende do consumo feito por cada cliente, em sua casa e sobre ele, cada companhia aplica um preço.
- Companhias do mercado livre:
- EDP Comercial
- GALP ENERGIA
- GOLDENERGY
Seja qual for a comercializadora, a qualidade do fornecimento será sempre igual, pois depende da empresa distribuidora da zona.
Escolher o escalão de consumo
O cliente, após aconselhamento do assistente da comercializadora deverá escolher o escalão de consumo, de entre 4 disponíveis para domésticos:
Escalão | (m3/ano) |
---|---|
Escalão 1 |
0 – 220 |
Escalão 2 |
221 – 500 |
Escalão 3 |
501 - 1000 |
Escalão 4 |
1001 - 10000 |
O consumo anual é revisto pela distribuidora a cada 12 meses, mas caso o escalão contratado durante o primeiro ano não corresponda às necessidades do cliente, pode ser revisto solicitando uma avaliação à comercializadora.
Preço da nova ligação do gás natural
O preço da nova ligação é elaborado segundo o orçamento e o certificado. Se a instalação já está feita, mas não possui nenhum certificado por parte de uma entidade inspectora, o cliente deve contratar este serviço. Legalmente, o valor máximo deste certificado é 74,70€, mas cada companhia e cada entidade pode ter preços diferentes.
Tarifas de gás natural
O cliente deve comparar todas as opções contratuais que existem no mercado livre e assim celebrar o contrato com a empresa detentora da melhor tarifa de gás. Saiba que no mercado livre, os clientes podem decidir que companhia querem contratar, além de poder alterar a comercializadora de gás contratada sempre que quiser.
È importante identificar as companhias disponíveis e saber alguns dos tarifários que põem á sua disposição.