Está aqui

Nova Ligação de Gás Natural

banner ligar gas

novo contrato gas

Nova Ligação de Gás Natural

O processo que permite ativar o gás natural na sua casa é de fácil execução.

  1. O primeiro requisito que o cliente tem de cumprir é ter o contrato de luz e água em vigor 
  2. Uma vez que tenha a nova ligação de luz e de água, já pode começar com o processo de ligação ao gás natural. Para fazer a ligação, o cliente deve disponibilizar a informações e documentação imprescindível para dar início ao processo.

Saiba qual é a melhor tarifa que tem para contratar após fazer a comparação de tarifas de gás.

Se ainda não aderiu ao mercado livre, a Lojaluz conta com uma equipa de profissionais especializados, dispostos à ajudar seja qual for sua dúvida em relação ao gás natural ou eletricidade. Não hesite em contactar-nos e comece a poupar o mais rápido possível.

Também deixamos à vossa disposição o primeiro comparador de tarifas elétricas do mercado liberalizado português.


Distribuição de gás natural

A ligação à rede é realizada através da distribuidora de gás natural. É por isso, que seja qual for a companhia comercializadora que contrate, a qualidade será sempre a mesma, sendo da responsabilidade da distribuidora da zona. Saiba qual é a sua distribuidora de gás para obter mais informações.

Tipos de ligações ao gás natural

Dependendo do uso, podem-se diferenciar dois tipos de ligações:

  • Para uso exclusivo de uma instalação;
  • Para uso partilhado de um conjunto de instalações vizinhas, designadamente para um edifício ou conjunto de edifícios.

Instalação de gás natural

  • Já tenho a instalação do gás natural: neste caso, o cliente deve contactar directamente com a comercializadora com quem quiser contratar para fornecer o serviço de gás natural. Neste ponto, aconselhamos a prévia comparação de tarifas e de companhias comercializadoras para que a decisão seja tomada da melhor forma;

Nos casos em que seja necessário,o reforço no ramal ou uma alteração na instalação já existente para poder oferecer o serviço completo de fornecimento, o cliente deverá compartir custos com a distribuidora.

  • Não tenho a instalação do gás natural: tal como acontece com a nova ligação elétrica, o cliente neste caso tem de entrar em contacto com a distribuidora da zona e pedir um orçamento para a instalação. Este dependerá de muitos fatores, podendo assumir diversos preços. Após ter o orçamento e a construção finalizada, o cliente já pode solicitar a uma entidade inspectora e o certificado da instalação.

O orçamento por parte das distribuidoras depende das características e necessidades do cliente.

Dados que precisa para celebrar o contrato

O cliente deve decidir a compannhia que quer contratar. Para que este possa tomar a melhor decisão, deve comparar todos os fornecedores que estão disponíveis no mercado energético. Após essa comparação, o cliente deve decidir a tarifa que quer contratar. Neste ponto, o cliente já tem tudo preparado para celebrar o contrato, sendo necessária a seguinte documentação:

  • Dados pessoais (Cartão de Cidadão);
  • Contrato de arrendamento ou escritura;
  • Dados da morada da instalação;
  • CUI (Código Universal da Instalação);
  • Certificado de Inspecção da Instalação emitido por uma Entidade Inspetora;
  • Dados de Pagamento.

Código Universal da Instalação

O CUI ou Código Universal da Instalação serve para identificação da instalação de gás natural. É similar ao CPE (Código do Ponto de Entrega) da luz.

A distribuidora e a proprietária da instalação é quem deve facilitar ao cliente este código, que não é alterável com o decorrer do tempo.

Celebrar o contrato de gás natural

O cliente pode contratar a tarifa da companhia que quiser de entre as disponíveis no mercado livre português. Estas tarifas têm alguns descontos e diferentes condições entre elas e é por isso, que o cliente deve compará-las, no momento em que vai decidir qual quer contratar.

As tarifas de gás natural têm um termo fixo e um termo de energia por cada escalão de m³ consumidos. Este escalão depende do consumo feito por cada cliente, em sua casa e sobre ele, cada companhia aplica um preço.

  • Companhias do mercado livre:
  • EDP Comercial
  • GALP ENERGIA
  • GOLDENERGY

Seja qual for a comercializadora, a qualidade do fornecimento será sempre igual, pois depende da empresa distribuidora da zona.

Escolher o escalão de consumo

O cliente, após aconselhamento do assistente da comercializadora deverá escolher o escalão de consumo, de entre 4 disponíveis para domésticos:

Escalão (m3/ano)

Escalão 1

0 – 220

Escalão 2

221 – 500

Escalão 3

501 - 1000

Escalão 4

1001 - 10000

O consumo anual é revisto pela distribuidora a cada 12 meses, mas caso o escalão contratado durante o primeiro ano não corresponda às necessidades do cliente, pode ser revisto solicitando uma avaliação à comercializadora.

Preço da nova ligação do gás natural

O preço da nova ligação é elaborado segundo o orçamento e o certificado. Se a instalação já está feita, mas não possui nenhum certificado por parte de uma entidade inspectora, o cliente deve contratar este serviço. Legalmente, o valor máximo deste certificado é 74,70€, mas cada companhia e cada entidade pode ter preços diferentes.

Tarifas de gás natural

O cliente deve comparar todas as opções contratuais que existem no mercado livre e assim celebrar o contrato com a empresa detentora da melhor tarifa de gás. Saiba que no mercado livre, os clientes podem decidir que companhia querem contratar, além de poder alterar a comercializadora de gás contratada sempre que quiser.

È importante identificar as companhias disponíveis e saber alguns dos tarifários que põem á sua disposição.

 
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus