Nova Ligação Gás Natural: Passos a dar

O procedimento para fazer uma nova ligação á corrente de gás natural é similar para o caso da luz. Para ligar o fornecimento de gás natural, o primeiro que o cliente deve saber é qual é a empresa distribuidora que corresponde á sua zona, sendo 11 as existentes em todo o território nacional. O sistema de distribuição de gás natural também facilita a ligação, mas o mais interessante de tudo é que o cliente poderá escolher aquela empresa comercializadora de gás natural a contratar, com o fim de poupar na sua fatura.

Deve ter noção da diferença entre a distribuição de gás natural e a distribuição elétrica portuguesa, porque são sistemas independentes.


Casos ou situações para contratar o fornecimento de gás natural

Antes de começar com o trâmite de Nova Ligação de Gás Natural, o consumidor deverá diferenciar estas duas situações:

  • Nunca houve gás natural nesse ponto.
  • Já houve anteriormente gás natural nesse ponto.

Em qualquer caso em que o cliente não saiba se alguma vez houve gás natural nesse ponto, seguirá o procedimento ligando á distribuidora da zona, quem aclara se teve ou não fornecimento de gás natural, e se teve, há quanto tempo.

É importante para o cliente conhecer a empresa distribuidora da sua zona, para tal fim, no nosso site tem toda a informação para encontrá-la. Deve também conhecer o serviço da distribuidora e a diferença com a comercializadora, porque a primeira sempre será a proprietária da instalação, condutos e tudo o sistema necessário para fazer chegar ao cliente a energia. A segunda é a interessada em pôr preço ao consumo de gás natural que o cliente faz no ponto.  Assim, a competência do mercado livre de Portugal faz-se evidente a través dos tarifários expostos pelas distribuidoras.

Muitas vezes, a própria distribuidora pode ser a comercializadora. Nós fazemos a proposta de evidenciar uma poupança com a comparação de tarifas e assim saber qual é a q mais se adéqua ás exigências do cliente.

O primeiro requisito para solicitar o gás natural num ponto de entrega, é ter previamente fornecimento de luz e água. Uma vez tenha feita a ligação de luz e água, o cliente poderá começar com o trâmite de gás natural. 

Passos para a Nova Ligação de Gás Natural

  • O cliente deve ligar á distribuidora para solicitar a visita de uma equipa técnica para a reparação e inspeção de toda a instalação, para certificar o correto funcionamento do sistema de gás natural, e assim, no caso de ser necessário, poderá preparar a instalação para ter fornecimento de gás natural.
  • Solicitar CUI (Código Universal da Instalação) do gás natural, a través da empresa de distribuição da zona.
  • Requisitar a certificação de gás, a qual se faz em conjunto com a empresa comercial de gás natural. Cada companhia tem um sistema diferente para propor o preço deste certificado. Deve rondar como máximo os 74 euros, o qual inclui a taxa de deslocação da equipa técnica para o local.
  • Esta fase é a de requisitar informação: fazer uma boa comparação de tarifas e comparação de serviços para o cliente das empresas comercializadoras disponíveis.
  • Solicitar o contrato com a empresa escolhida bem via telefônica, online (a través do site) ou por email. ¿Que dados eu preciso para a contratação?
  • Nome, BI e dados pessoais do cliente.
  • Contrato de arrendamento ou escritura do local.

Fim das inspeções de gás natural e eletricidade. Deixa de ser obrigatória a realização de inspeções quando realizamos uma alteração no contrato de gás natural ou mudança de comercializador de gás, assim como deixam de ser obrigatórias as inspeções ao efetuar uma nova ligação de gás natural ou eletricidade, sendo substituídas por termos de responsabilidade do autor do projeto.

O prazo para obter o fornecimento de gás natural é apenas 2-4 dias, mas se o contacto for feito a través do site ou por email, o prazo aumenta em 2 dias, para que a informação do cliente chegue em ótimo estado e assim poder fazer corretamente o trâmite da contratação do fornecimento de gás natural.

De igual maneira que com o fornecimento de luz, o cliente pode escolher aquela tarifa e aquela empresa comercializadora que mais se adeqúe ao seu consumo. Com o gás pode também mudar de companhia ou mudar de tarifa dentro da mesma companhia.

Aliás, as próprias empresas comercializadoras podem facilitar o fornecimento de gás natural e de luz. Isto normalmente é uma facilidade para o cliente para ter os seus fornecimentos com a mesma titularidade e num mesmo trâmite, fazer qualquer tipo de alteração, como no fornecimento de luz faz-se a alteração da titularidade ou a alteração de potência contratada.

Para a contratação de gás natural, pode solicitar a informação acerca das tarifas de cada uma das comercializadoras a través dos contactos do nosso site:

Contacto Gratuito da GALP ENERGIA

Contacto Gratuito da IBERDROLA

Contacto Gratuito da ENDESA

Contacto Gratuito da EDP

212 009 971
Quero que me liguem