Gás Natural: Nova Ligação e Documentos necessários para contratar

Ligar o Gás Natural

Neste artigo, saiba como pedir uma nova ligação de gás natural à rede de distribuição do nosso país. Conheça também as fases para dar início ao processo, e os documentos necessários para contratar uma determinada companhia do mercado livre.


A condição primária para poder efetuar uma nova ligação de gás é a de possuir já um contrato de água e de luz, uma vez cumprido este ponto encontra-se preparado para iniciar o processo respetivo para poder ter acesso ao fornecimento de gás natural em sua casa.

Ligar o gás natural

Uma ligação de gás natural corresponde à construção de um ramal de ligação, ou seja, a um troço da rede de distribuição em Portugal, que conduzirá a respetiva energia até à sua casa.

Se o seu imóvel não tem ainda uma ligação à rede de gás natural, poderá pedi-la muito facilmente. Para isso, basta contactar o operador da rede da sua área de residência e preencher um formulário por ele disponibilizado.

Assim, neste artigo, esclareceremos todas as suas dúvidas sobre uma ligação de gás natural, explicando-lhe também quais os documentos para a contratação e quais são as companhias existentes, caso pretenda ser cliente em mercado livre de energia.

Gás Natural em Portugal:Saiba que no nosso país não há produção própria de gás natural e que os principais países fornecedores de gás são a Argélia e a Nigéria.

Quanto custa a ligação do gás natural?

Em instalações com consumo médio anual igual ou inferior a 10 000 m3, é o operador da rede de distribuição que está responsável pela ligação à rede de gás natural, embora existam alguns custos para o consumidor.

O preço da ligação de gás natural vai variar consoante o orçamento apresentado pela sua distribuidora, relativamente ao ramal de ligação para a rede de distribuição, e aos documentos técnicos, pagos separadamente. Uma vez concluídos estes processos já pode usufruir do seu novo serviço de gás natural.

Na eventualidade de existir algum problema na qualidade do fornecimento contratado, deve sempre entrar em contacto com a empresa comercializadora e não com a empresa distribuidora.

Qual companhia de gás natural escolher?

Escolher uma companhia de gás natural é um fator muito importante que deve ser considerado mesmo antes de fazer uma nova ligação de gás (pedida à distribuidora).

Desta forma, para conseguir poupar na sua fatura de gás natural, o consumidor deverá estar a par das tarifas existentes no mercado de gás para realizar uma comparação e, por sua vez, conseguir efetuar a melhor escolha.

Mesmo que já se encontre associado a um contrato poderá mudar de fornecedor de gás natural a qualquer altura e sem número máximo de vezes, situação essa resultante da liberalização do mercado de energia em Portugal.

Entre as principais companhias de gás natural em mercado livre, o consumidor nacional poderá escolher, entre vários exemplos, as seguintes:

  • Companhias de Gás Natural em Mercado Livre
  • EDP Gás Natural;
  • Endesa;
  • Gold Energy;
  • Galp Gás;
  • Entre outras.

Como poupar no gás natural

Depois de ter feito análises de mercado sobre a variedade de oferta de gás natural, irá deparar-se com certos descontos nos serviços.

Deve analisar cuidadosamente estas oportunidades de poupança, pois algumas delas representam uma redução quase insignificativa dos valores da fatura do gás.

Importa também ter em atenção às taxas de serviços adicionais que possam existir no contrato com a fornecedora, pois estas despesas, aparentemente pequenas podem no final de contas não proporcionar a melhor opção de poupança. Recomendamos também a que opte por tarifas duais, mais vantajosas para o consumidor ao juntar o gás natural à eletricidade.

Caso escolha pelo mercado regulado, saiba que a poupança de gás natural não é tão evidente como acontece no mercado livre.

Gás Natural: Documentos Necessários para novo contrato

Dado por concluída a verificação dos requisitos necessários, e após saber qual a melhor tarifa de gás natural em Portugal, o cliente pode entrar em contacto com a comercializadora detentora do preço que proporciona uma maior poupança. Para efetuar este contacto, deve ter consigo os seguintes dados:

  • Documentos necessários para contrato de gás natural:
  • Dados pessoais (Cartão de Cidadão, BI ou Passaporte);
  • Contrato de arrendamento ou escritura;
  • Dados da morada da instalação;
  • CUI (Código Universal da Instalação);
  • Certificado de Inspeção da Instalação emitido por uma Entidade Inspetora;
  • Dados de Pagamento.

No caso de não possuir uma instalação de gás natural, terá que contactar a distribuidora da sua zona e pedir um orçamento. Pelo que deverá informar-se sobre qual é a distribuidora de gás da sua área. Após a instalação deve comunicar a uma entidade inspetora para que esta lhe possa emitir uma certificação da respetiva instalação.

Agentes de gás natural em Portugal

Para além das distribuidoras e fornecedoras de gás natural, existem outras entidades e agentes do gás natural português que fazem chegar a energia até à sua casa. São elas as seguintes:

  • Agentes do Gás Natural em Portugal
  • Operadores de Terminal de GNL;
  • Operadores de Armazenamento Subterrâneo;
  • Operador da Rede de Transporte;
  • Operadores das Redes de Distribuição;
  • Comercializadores em Regime de Mercado (para clientes do mercado livre de energia);
  • Comercializadores de Último Recurso (para clientes do mercado regulado).
Comparador de tarifas de luz

Precisa de apoio sobre o fornecedores de gás natural em mercado livre?

Contacte a Selectra para mais informações.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 8h30-19h)

Atualizado
211 451 219
Quero que me liguem