Energy Call
Energy Call

Ajudamos a realizar todas as gestões de luz e/ou gás!

Os nossos especialistas em energia realizarão todas as gestões para que não tenha que preocupar-se com os processos. Vamos poupar!

 

(Segunda-Quinta 8h-21h, Sextas 8h-20h, Sábado 8h30-19h)

EDP Novo Contrato: Preço, Documentos, Aderir Luz e Gás Online, Duração

Contrato EDP

Neste artigo, poderá ver como realizar um novo contrato de eletricidade e de gás natural EDP, tornando-se um dos clientes EDP no mercado livre de energia. Veja ainda quais são os documentos necessários e qual o preço dos novos contratos EDP.


A EDP é o maior grupo de energia em Portugal e possui, aproximadamente, 81% dos clientes portugueses no mercado livre de energia.

Comparador de tarifas de luz

Não sabe qual a fornecedora de energia que mais compensa?

Não perca tempo e fale com um dos especialistas da Selectra.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 8h30-19h)

EDP Contratos: Online, Telefone, Lojas

Os contratos EDP Comercial poderão ser celebrados através dos diferentes canais desta fornecedora de energia no mercado livre.

EDP Comercial Online

Poderá celebrar um contrato online na EDP, forma de adesão que lhe poderá oferecer mais descontos na fatura de energia.

Adesão EDP Online

Telefone para Contratar EDP

Ao ligar para a linha da EDP para novos contratos, receberá assistência técnica de um dos seus profissionais.

808 535 353

Novo Contrato EDP Presencial

Se preferir, desloque-se a uma das lojas da EDP para contratar uma tarifa de eletricidade ou gás natural.

Lojas EDP

Se não quiser contratar a EDP Comercial saiba que ainda tem a possibilidade de ter a tarifa da SU Eletricidade, ou seja, no mercado regulado. No entanto, será obrigatório mudar para o mercado livre até ao final de 2025. Conheça as vantagens.

Como fazer contrato EDP por telefone?

Basta ligar para a linha de apoio ao cliente EDP: 808 535 353, disponível nos dias úteis das 8h às 20h. Depois é só seguir os passos:

  1. Oiça atentamente a gravação automática da EDP Comercial (convém aceitar a gravação da conversa, porque assim terá uma prova em caso de problemas com a companhia);
  2. Depois pressione 1, para "Eletricidade e Gás Natural";
  3. De seguida, volte a premir a tecla 1 para "Adesões, Alterações ou Mudança de Casa".
  4. Receba o apoio de um assistente da companhia.

Este assistente irá apresentar-lhe a melhor oferta da EDP. Mesmo assim, antes de contactar a companhia, poderá comparar as diferentes tarifas existentes no mercado livre.

Contratar EDP Online

EDP Contrato Online

Alguns consumidores de energia ainda têm receio de celebrar um contrato online. Mesmo assim, saiba que contratar a EDP Online é um procedimento seguro e eficaz:

  1. Entre na página de adesões EDP online e siga os passos;
  2. Deverá escolher o plano de energia que pretende (eletricidade e/ou gás natural), qual a opção horária, a potência elétrica, que escalão de consumo lhe foi atribuído, como quer receber a fatura (eletrónica ou em papel) e como pretende pagá-la (MB,Conta Certa, Débito Direto ou Outro);
  3. Indique qual o lugar do consumo (se o apartamento ou moradia) e indique o CPE e/ou CUI, códigos que permitem identificar as instalações de luz e gás respetivamente;
  4. Diga à EDP se necessita de fornecimento de energia, e com que periodicidade pretende receber a sua fatura (mensal ou bimestral);
  5. Preencha os campos referentes aos seus dados pessoais (morada do imóvel, NIF e Documento de Identificação Pessoal, Email). Estes dados serão referentes ao futuro titular do contrato EDP;
  6. Já poderá confirmar o pedido de adesão EDP.

Se deseja contratar eletricidade ou gás natural para o seu domicílio ou para o seu negócio, contam-se muitas opções de tarifas EDP Comercial, possíveis de serem escolhidas por cada consumidor.

Contratos EDP: Documentos Necessários

O facto da EDP ter o maior número de clientes do mercado livre, leva a que outros tantos clientes queiram celebrar um novo contrato EDP.

Para isso, já conhece quais os documentos para os contratos EDP serem celebrados?

  • Documentos necessários para contratar a EDP
  • Pessoa singular:
  • Documento de identificação pessoal;
  • Nº de Contribuinte do titular;
  • CPE ou CUI, disponíveis na fatura de luz e/ou gás natural;
  • Contrato de arrendamento ou escritura;
  • IBAN (se optar por débito direto).
  • Negócios:
  • Cartão de Contribuinte (NIPC);
  • Cartão de Cidadão;
  • Contrato de cessão de exploração/trespasse ou contrato de comodato;
  • Código de acesso à certidão de registo comercial ou documento que comprove a legitimidade do representante para pedir contrato de energia em nome da empresa (ex: Cópia de estatutos ou atas);
  • Documento comprovativo de posse: escritura de compra, contrato de arrendamento, etc.
  • Condomínios:
  • Ata da assembleia de condomínio;
  • Nº da certidão predial;
  • IBAN (se aplicável);
  • Solicitar autorização de acesso aos dados técnicos (RPE).

Independentemente da via utilizada para celebrar um novo contrato EDP, terá de disponibilizar o número fiscal do proprietário ou daquele que usufrui do imóvel.

Se, enquanto futuro cliente EDP, tiver uma casa própria, a companhia pede-lhe a escritura de compra ou o contrato promessa de compra e venda. No caso do imóvel ser arrendado, a EDP pede o contrato de arrendamento ou os recibos do arrendamento dos últimos 6 meses. Se adquirir uma casa por herança, após o falecimento do proprietário, a companhia também irá solicitar a habilitaçao de herdeiros.

Novo Contrato EDP Preço

Tem dúvidas sobre o preço do novo contrato EDP? Na verdade, o contrato EDP é completamente gratuito.

Será apenas obrigado a pagar à EDP em caso de não ter as ligações às redes elétrica e de gás natural, ou caso estas estejam em mau estado.

Enquanto a nova ligação de eletricidade é realizada pela EDP Distribuição, a nova ligação de gás natural é feita pela operadora de gás do local onde se encontra o imóvel. Peça à respetiva empresa um orçamento para a ligação.

Contratar Eletricidade EDP

Antes de contratar a eletricidade com a EDP, primeiro, terá de verificar se já existe uma ligação elétrica na sua casa e, no caso de não haver, se é possível proceder à instalação.

Contratar Eletricidade EDP
Contrato de Eletricidade EDP
Potência Opção Horária Preço a Pagar
3,45 kVA Ciclo Simples 438,73€*

Para esta tabela, foi considerada uma estimativa de consumo de eletricidade de 2500 kWh/ano. Para conhecer os preços da potência e do kWh, pode consultar o nosso artigo específico.

Que potência contratar na EDP?Para definir a potência a contratar da EDP é importante ter em conta a iluminação, o número de dispositivos elétricos ligados à corrente, e a utilização simultânea dos mesmos.

Não se esqueça que para celebrar um novo contrato com a EDP, será necessário fornecer o Código Ponto de Entrega (CPE), que identifica a instalação elétrica.

Contratar Gás Natural EDP

Se contratar gás natural da EDP, saiba que os descontos variam se optar por uma das tarifas standard de gás, ou por uma tarifa com pagamento por débito direto.

Contratar Gás EDP
Contrato de Gás EDP
Escalão de Consumo Preço a Pagar
1º Escalão de Consumo 131,36€*

Para a tabela, considerámos uma estimativa de consumo de gás natural de 1750 kWh/ano. Para conhecer os preços sobre o escalão de gás e o preço de cada kWh consulte o nosso artigo.

O que ter em atenção antes de contratar o gás EDP:No momento de celebrar o contrato de gás natural com a EDP, deve estar em posse de alguns elementos, que podem variar consoante a situação, como o certificado de Inspeção da Instalação emitido por uma Entidade Inspetora, autenticada pela DGEG.

Duração do Contrato EDP

Os novos contratos EDP têm, regularmente, a duração de 1 ano (12 meses), que se inicia na data da sua assinatura, sendo que deverão estar reunidas as condições para se iniciar o fornecimento de energia elétrica e/ou gás natural. O cliente será notificado do dia exato do começo do fornecimento.

Depois de passado 1 ano, o contrato EDP é renovado automaticamente, pelo mesmo período de tempo em caso de nenhuma das partes notificar a outra com antecendência.

Os clientes EDP poderão informar a fornecedora, por escrito, com 30 dias de antecedência sobre a sua oposição à renovação.

Fidelização no Contrato EDP Comercial

Com a liberalização do mercado em 2006, já não há fidelização no contrato EDP. Isto quer dizer que pode mudar de companhia de eletricidade e de gás natural quando quiser, podendo escolher por outras companhias que não a EDP Comercial.

No caso de ter contrato com serviço extra EDP (serviços com fidelização), como por exemplo o EDP Funciona, informamos-lhe que, ao proceder ao cancelamento, terá que pagar todas as mensalidades em falta. Ligue para o 808 535 353 para receber apoio ao cliente.

Vale a pena aderir à EDP?

Segundo a ERSE, existem 18 empresas que comercializam eletricidade para o setor doméstico, e 11 que comercializam gás natural. Então, porque escolher e contratar a EDP?

A seguir, listamos as vantagens e desvantagens em aderir à EDP:

Vantagens e Desvantagens da EDP
  • Vantagens da EDP
  • Desvantagens da EDP
Diversidade de tarifas, adaptáveis aos perfis de consumidores O telefone de apoio ao cliente não é gratuito
Tarifas verdes para clientes preocupados com a utilização de energias renováveis As tarifas disponíveis são tantas que por vezes o cliente perde-se na contratação
Credibilidade e confiança numa empresa com mais de 40 anos de mercado As faturas refletem um consumo estimado demasiado elevado (as estimativas irão terminar a 1 de janeiro 2021 como resultado da instalação dos contadores inteligentes)
Variados meios de pagamento das faturas As diferentes designações (EDP Comercial, EDP Distribuição e EDP Serviço Universal) geram imensa confusão junto do consumidor, que por vezes não sabe qual das empresas contratou
Vários serviços de assistência técnica incluídos A fidelização dos seus serviços de assistência técnica, como por exemplo, o Funciona.

Continua com dúvidas sobre os novos contratos EDP? Poderá solicitar mais informações sobre a EDP através do apoio ao cliente da Selectra.

Comparador de tarifas de luz

Precisa de apoio sobre novos contratos?

Para mais informações entre em contacto com a Selectra.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 8h30-19h)

Perguntas Frequentes sobre os Contratos EDP

🧾Como contratar a EDP?

Poderá contratar a EDP online, por telefone ou numa das suas lojas e agentes.

☝️Qual o preço do novo contrato EDP?

No caso de já ter a instalação de eletricidade e/ou de gás natural, o novo contrato EDP é gratuito. O cliente só paga quando ainda não tem o ramal de ligação.

📞Como aderir à EDP por telefone?

Para fazer um contrato EDP por telefone ligue para o 808 535 353 e siga os passos que elencamos neste artigo.

Atualizado
210 009 971
Quero que me liguem