Energy Call
Energy Call

Todas as informações de luz e/ou gás!

Os nossos especialistas em energia resolverão todas as suas dúvidas sobre luz e gás. Vamos poupar!

 

(Segunda-Sexta 8h-22h, Sábado 9h-21h, Domingo 10h-19h)

EDP Cancelar Contrato: Comercial e carta de rescisão EDP

Neste artigo, informamos-lhe como pode cancelar o seu contrato com a EDP, seja com a EDP Comercial ou com a EDP Serviço Universal, e como cancelar o serviço Funciona ou outros serviços extra da companhia. Para facilitar o processo, pode cancelar o contrato na EDP online ou através do envio de uma carta de rescisão do seu contrato de energia.

Cancelar Contrato EDP

Cancelar Contrato EDP

A EDP opera como fornecedora de energia em Portugal Continental, estando presente no mercado livre de energia desde 2006. Apesar de atrair anualmente novos clientes, muitos não estão satisfeitos com a empresa e estão no direito de cancelar o contrato com a EDP.

Na realidade, com a liberalização do mercado, passou a existir uma maior facilidade de rescindir o contrato com a EDP, sem necessidade de indicar a razão ou motivo para o cancelamento.

Ao rescindir o contrato com a EDP, pode decidir se pretende cancelar o seu contrato de luz ou de gás natural, ou ambos. Cancelar o contrato EDP não tem qualquer custo e também não deverá apresentar nenhum inconveniente.

Tenha em atenção que, para rescindir o contrato com a EDP sem penalizações, deve ser cliente de uma das ofertas sem fidelização. Caso houver fidelização, como acontece no serviço EDP Funciona, e em algumas tarifas, nestes casos tem de pagar os valores em falta.

Antes de cancelar o contrato com a EDP, recomendamos que faça primeiro uma comparação entre companhias de eletricidade e de gás natural, a fim de averiguar aquela que melhor se adequa às suas necessidades de consumo.

Cancelar Contrato EDP Comercial

Se for cliente da EDP no mercado livre, a rescisão do contrato EDP é feita com a EDP Comercial. Se for cliente do mercado regulado de energia, a rescisão do contrato deverá ser direcionada à EDP Serviço Universal.

Para cancelar o seu contrato com a EDP Comercial deverá contactar a fornecedora, através do número de telefone apresentado abaixo.

Contactos para cancelar contrato EDP Comercial
Telefone para cancelar contrato EDP Comercial em Portugal Telefone para cancelar contrato EDP Comercial desde o estrangeiro
808 53 53 53 +351 210 016 384

Através deste telefone, marque 1 para "assuntos relacionados com eletricidade ou gás" e, logo depois, marque a opção 5 para o "cancelamento do seu contrato". Depois disso, irá falar com um assistente da EDP Comercial, que o ajudará no procedimento.

Pode cancelar o contrato com a EDP Comercial sem ter de pagar uma penalização, ao exercer o seu direito de livre resolução do contrato, determinado nas condições particulares do seu contrato EDP. Deverá fazê-lo no prazo de 14 dias após a data de celebração do mesmo.

Para cancelar o contrato EDP Comercial, através do direito de livre resolução, basta preencher a minuta para rescisão do contrato EDP.

A EDP Comercial promete reembolsar os pagamentos que foram efetuados, o mais tardar 14 dias após a companhia ter sido informada da sua decisão. Os reembolsos são entregues pelo mesmo meio de pagamento utilizado na transferência inicial.

Depois, envie o documento devidamente preenchido para a morada da EDP Comercial:

Morada para enviar carta de rescisão do contrato EDP Comercial
Morada rescisão do contrato EDP Comercial
R. Pólo Norte 10 A, 1998-034 Lisboa

A seguir, explicitamos qual a informação que deverá dispor na carta de rescisão do contrato de energia EDP.

Carta de rescisão do contrato de eletricidade

Redigir uma carta de rescisão de contrato de eletricidade, ou de gás natural para a EDP Comercial é um processo bastante simples.

Esta carta de rescisão de contrato de energia segue o mesmo modelo para as restantes fornecedoras de energia em Portugal. Caso seja cliente particular ou empresa, deverá incluir na sua carta de rescisão de contrato da EDP as seguintes informações.

  • Informação a incluir na carta de rescisão de contrato EDP
  • Identificação do cliente;
  • Identificação dos serviços (eletricidade, gás, ou serviços-extra) a cancelar;
  • Data para o cancelamento.

Em baixo, indicamos um exemplo de carta para cancelamento do seu contrato com a EDP. Poderá enviar a carta de rescisão de contrato pela forma que lhe seja mais cómoda, nomeadamente por e-mail ou por correio registado.

Carta de Rescisão de contrato

Introduza tudo aquilo que desejar, inclusive, as razões para cancelar o contrato EDP. Não se esqueça de guardar cópias dos documentos e do e-mail enviado.

Em caso de envio de carta registada, para rescindir contrato com a EDP, direcione-a à morada apresentada em cima.

Cancelar Contrato EDP Online

Uma das formas mais práticas para rescindir o seu contrato de energia com a EDP, é cancelar o contrato na EDP online.

O pedido de cancelamento poderá ser realizado através do serviço de apoio ao cliente EDP.

No serviço de apoio ao cliente da EDP, pode preencher os espaços definidos pela companhia. Indique o motivo de contacto, indicando a opção "Gestão de contratos EDP", seguida da opção "Terminar Contrato EDP" e, por último, indique a razão específica para o cancelamento.

Existem diferentes motivos para contactar a EDP sobre a gestão do seu contrato. São elas:

  • Motivos para contactar a EDP sobre a gestão do seu contrato:
  • Não pediu contrato com a EDP e pretende a anulação do mesmo;
  • Quer saber os procedimentos para cancelar o seu contrato EDP;
  • Deseja terminar o contrato EDP imediatamente;
  • A EDP não aceita a sua rescisão de contrato.

Independentemente da opção escolhida, a EDP pede-lhe para fornecer alguns dados pessoais, como o seu nome completo, o seu e-mail, o seu número de contribuinte e o código do ponto de entrega (CPE), ou CUI para o caso do gás.

Mercado Regulado: Cancelar contrato EDP Serviço Universal

Se é cliente EDP do mercado regulado de energia, informamos-lhe que também pode cancelar o seu contrato.

Para cancelar o contrato EDP Serviço Universal, a companhia informa que deverá deslocar-se a um dos seus balcões de atendimento. Antes disso, consulte a loja da EDP Serviço Universal mais perto de si.

A EDP Serviço Universal irá tentar perceber se existe uma melhor oferta para si, ou se deseja proceder à mudança para o mercado livre de energia.

Se proceder à mudança da EDP Serviço Universal para a EDP Comercial, a companhia irá apresentar-lhe uma série de tarifas EDP para poupar na sua fatura, justificando qual a melhor opção horária e até as vantagens de alguns serviços.

Se a rescisão de contrato EDP acontecer por mudança de fornecedora, o cliente não tem que rescindir contrato e a mudança é feita automaticamente.

Cancelar serviço Funciona da EDP

Se quer continuar a ser cliente EDP, mas deseja apenas cancelar um dos serviços extra contratados com a fornecedora, saiba que é possível fazê-lo.

Para cancelar o serviço Funciona da EDP, ou qualquer outro dos serviços EDP, como por exemplo o EDP Fatura Segura ou EDP Re:dy, poderá ligar para o telefone de apoio ao cliente EDP indicado abaixo.

Telefone para cancelar contrato EDP Funciona (e outros serviços)808 53 53 53

Na linha de atendimento serão apresentadas diferentes opções. Desta forma, marque 2 para "assuntos relacionados com serviços", depois pressione o número correspondente ao serviço que pretende cancelar, e depois marque a opção "para cancelar o serviço".

No caso de querer cancelar o serviço EDP Fatura Segura, selecione 2 para “Assuntos relacionados com Serviços”, e depois marque 6 para “Falar com um assistente”. O assistente da EDP irá tentar perceber o motivo do cancelamento do serviço EDP.

Para cancelar o contrato do EDP Funciona, confira primeiro a data em que a sua fidelização termina. Se cancelar o contrato EDP Funciona antes do fim do período de fidelização, a EDP irá cobrar-lhe todas as mensalidades em falta.

Para cancelar o serviço Funciona da EDP, ou os outros serviços da companhia, o pedido de cancelamento deverá ser solicitado até 30 dias antes da renovação automática do contrato.

Razões para cancelar contrato EDP

Existem diferentes razões que o levam a querer cancelar o contrato de energia com a EDP, algumas das quais dizem respeito a situações inesperadas.

Falamos especificamente de circunstâncias como o falecimento de um familiar, ou o incumprimento da EDP no fornecimento de energia, ou ainda por mudança de imóvel.

Se deseja cancelar o contrato EDP por outras razões que não as mencionadas, poderá contactar-nos através do nosso número de telefone. Um dos nossos especialistas irá fornecer-lhe todas as informações para seguir com o cancelamento do seu contrato com a EDP.

Cancelar contrato EDP por falecimento

Com o falecimento de um ente querido ou de algum familiar surgem algumas dúvidas sobre como cancelar o contrato EDP.

Para cancelar o contrato com a EDP por falecimento, os familiares poderão pedir o cancelamento do contrato da EDP, de forma bastante prática.

Serão necessárias as seguintes informações para cancelar o contrato EDP por falecimento:

  • Dados para cancelar contrato EDP por falecimento:
  • Nome do titular;
  • Certidão de óbito;
  • Contacto e morada correta da instalação.

No momento em que a EDP confirma a veracidade do falecimento do titular do contrato, não existe a aplicação de qualquer penalização por rescisão do contrato, em caso de que haja período de fidelização.

Enquanto familiar da pessoa falecida, e vivendo na mesma residência, e se não quiser rescindir o contrato EDP, pode continuar a ser cliente da fornecedora. Para isso, basta apenas alterar o titular do contrato EDP.

Cancelar Contrato EDP por incumprimento

Os clientes de uma determinada fornecedora podem cancelar o contrato de energia por incumprimento por parte da companhia.

Assim, caso exista algum incumprimento contratual por parte da EDP, por exemplo, quando não é assegurado o serviço contratado, pode rescindir contrato com a EDP.

Em algumas situações de incumprimento no fornecimento de energia, pode ter direito a uma indemnização pela EDP.

Se desejar, antes de cancelar o contrato EDP, pode expressar as suas opiniões à EDP, assim como apresentar as suas queixas e reclamações.

EDP cancelar contrato por mudança de casa

Pode acontecer mudar de casa, e ter que cancelar o seu contrato com a EDP. Na verdade, a EDP Comercial facilita e ajuda os seus clientes para que não tenham quaisquer problemas quando aconteçam situações deste género.

Se estiver decidido a cancelar o contrato com a EDP, e ter uma nova fornecedora na sua casa, deve ligar à EDP através dos contactos que lhe fornecemos anteriormente. A EDP irá proceder ao cancelamento do seu contrato.

Se no novo imóvel, quiser continuar a ser cliente da EDP Comercial, a companhia trata de tudo de forma simples. Não precisa de enviar à EDP uma carta de rescisão de contrato do seu imóvel antigo e deve apenas indicar à EDP Comercial, por telefone, a data em que quer desligar a energia na casa antiga, além da data que pretende a ligação na nova casa.

Deverá também estar na posse dos seus documentos pessoais, bem como de outros documentos para proceder à mudança. São eles:

  • Contrato EDP - Documentos necessários aquando da mudança de imóvel:
  • Cartão de Cidadão (se ainda tiver Bilhete de Identidade é pedido o Cartão de Contribuinte);
  • Código de Ponto de Entrega (CPE) de eletricidade e o Código Universal da Instalação (CUI) de gás natural da antiga morada e da nova;
  • Comprovativo da nova morada (por exemplo, a escritura de compra e venda, o contrato de promessa de compra e venda, o contrato de arrendamento, etc.).

Quando rescindir o contrato com a EDP na casa antiga, comunique a leitura do seu contador EDP de eletricidade ou gás natural, para que não seja faturado por estimativas.

Para o contrato de energia com a EDP na nova casa, poderá optar pelos planos de energia e serviços disponibilizados na EDP Comercial até à data do pedido de mudança, aplicando-se as condições em vigor nessa altura.

Comparador de tarifas de luz

Precisa de apoio sobre o cancelamento do seu contrato de energia?

Para esclarecimento de dúvidas entre em contacto com a Selectra.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 9h-19h)

Atualizado
211 451 219
Quero que me liguem