Está aqui

Fatura da Endesa: Preços Eletricidade, Faturação do Consumo Energético

Neste artigo, fique a saber como ler e interpretar uma fatura de eletricidade da Endesa, consultar os preços a pagar pelo consumo de eletricidade em determinado ciclo horário, e ainda como está apresentada a faturação da energia da Endesa que consumiu.

endesa-faturas

Como se compõe uma tarifa elétrica

Antes de entrarmos na análise em detalhe da fatura de energia da Endesa, vejamos primeiro alguns termos que aparecerão na sua faturação, para os poder perceber melhor:

  • Potência Elétrica
  • A potência elétrica é o valor correspondente à quantidade de energia limite que pode consumir num espaço. Quando utiliza demasiados aparelhos elétricos ao mesmo tempo e chega ao limite da potência elétrica que tem contratada na Endesa, o mais provável é que os disjuntores do quadro de luz "disparem" e a luz vá abaixo.
  • Termo de Fixo
  • Ao contratar uma tarifa elétrica da Endesa para a sua casa ou a sua empresa, na mesma estará sempre incluído um valor fixo, que será cobrado diariamente, e que corresponde ao preço base fixo a pagar pela potência elétrica que escolheu contratar. Este calcula-se em euros por dia.
  • Termo de Consumo
  • O outro componente da tarifa elétrica é o valor a pagar pelo consumo da energia, que se mede em kWh, e por isso calcula-se em kWh por dia. Normalmente, este valor é o mais alto na fatura de energia.

Ciclos horários na eletricidade

Para poder oferecer um serviço mais justo e mais próximo da realidade de consumo energético dos consumidores, as comercializadoras de energia, como a Endesa, dão a possibilidade de contratar tarifas de eletricidade de acordo com o horário em que a energia é consumido.

  • Tarifas Simples
  • O cliente paga sempre o mesmo valor pelo preço do kWh da luz, independentemente do horário em que consome a eletricidade.
  • Tarifas Bi-Horárias
  • O período de consumo de energia divide-se em dois: um Vazio (das 22h às 8h), no qual o preçodo kWh é mais baixo do que numa tarifa simples; e um Fora de Vazio (das 8h às 22h), em que o valor do kWh é mais elevado.
  • Tarifas Tri-Horárias
  • Normalmente, estas estão disponíveis apenas para potências a partir de 27,6 kWh, e dividem-se em três: Ponta, Cheias e Vazio. As horas que delimitam cada um dos horários variam dependendo de se estamos no horário de inverno ou de verão, mas as de Ponta costumam ser mais baratas, e as de Vazio,mais caras.

Endesa: Fatura de Eletricidade

Numa fatura da Endesa, o primeiro campo que encontramos inclui os dados pessoais do cliente:

  • Nome Completo
  • Número do C.C.
  • Morada do local onde está instalada a eletricidade
  • Código de Ponto de Entrega (CPE) - o código de instalação elétrica
  • A atividade económica, no caso das empresas (CAE)
  • A potência contratada
  • A tarifa contratada
  • O número de identificação do contrato e do contador de energia

Logo a seguir aos dados do consumidor, encontramos, do lado esquerdo, um resumo da fatura com o valor total a pagar pela mesma. Este campo inclui o número de identificação da fatura, a data de emissão e o período de faturação da Endesa.

Endesa: Preços do Consumo de Eletricidade

Na secção do consumo elétrico, podemos observar as duas últimas leituras do contador de eletricidade da Endesa. Se o consumidor comunicar as leituras à Endesa, esse valor irá aparecer neste campo. No caso de não o ter feito, as leituras não serão reais, pois corresponderão a uma estimativa de consumo realizada pela comercializadora, baseada em faturas anteriores.

Para comunicar a leitura à Endesa, poderá ligar para o número 800 101 033 e indicar os números que observa no seu contador de eletricidade.

No seguinte campo, encontramos os preços das tarifas da Endesa divididos por horários. Se tiver contratada a tarifa simples, teria apenas um valor fixo por todo o consumo. Se tiver contratada uma tarifa bi-horária, os dois primeiros cálculos corresponderiam às horas Fora de Vazio e Vazio. Se tiver contratado uma tarifa tri-horária, aparecer-lhe-iam três valores correspondentes aos três horários de consumo diferentes.

Redução do IVA da luzSe a sua potência contratada é igual ou inferior a 3.45 kVA, a partir de julho de 2019 muda a forma de fazer as contas nas suas faturas da luz. Se tem contratada uma das potência mais baixas vai ser abrangido pela redução do IVA da energia no termo fixo das suas faturas. Assim, passa a ter um IVA de 6% sobre o seu termo fixo (€/ano) e mantém os 23% sobre o seu termo de consumo (preço do kWh). No fim de cada mês, vai poupar em luz cerca de 2 euros.

Endesa: Faturação

O campo da sua fatura de eletricidade da Endesa correspondente à faturação inclui os seguintes dados:

  1. A primeira linha inclui o termo de potência, ou seja, o valor a pagar durante o período de faturação pela potência contratada;
  2. As duas linhas seguintes correspondem ao valor total a pagar pelos kWh consumidos no horário contratado (simples, bi ou tri);
  3. E as seguintes três linhas correspondem aos valores a pagar pelos impostos de eletricidade, que são os seguintes:
    1. Contribuição Audiovisual (CAV);
    2. Taxa Exploração DGGE;
    3. Imposto sobre Eletricidade (IEC);
    4. (de 23% em todos os serviços relacionados à energia e de 6% sobre o CAV).

Outras informações sobre a Fatura da Endesa

Por último, na fatura de eletricidade da Endesa poderá encontrar informação relativa ao mercado de eletricidade livre. Mais abaixo, verá ainda a forma de pagamento que escolheu para pagar as suas faturas de eletricidade, com o número de conta (se se aplicar), o valor total a pagar, e a data a partir da qual o valor poderá ser debitado ou pago em multibanco (dependendo da forma de pagamento escolhida).