Está aqui

CPE da EDP

call lojaluz

fornecedores eletricidade

O CPE é um código fornecido pela EDP Distribuição que identifica cada instalação elétrica, seja de uma morada ou de um negócio.

Este código será necessário sempre que deseje realizar qualquer tipo de trâmite com a companhia que tenha contratada no mercado livre energético, seja por querer poupar na sua tarifa de luz realizando uma mudança de potência ou por uma simples alteração da titularidade.

Abaixo encontrará uma série de pontos para entender melhor o CPE e também o mercado de eletricidade em Portugal.

Caso siga com qualquer dúvida, entre em contato com a Lojaluz que nós te ajudaremos no que for possível de maneira gratuita.


Em que consiste o CPE?

Como já foi dito acima, o CPE é como se fosse o número de identidade da instalação elétrica de cada endereço. Ele é estabelecido no momento em que aquele lugar tem a sua ligação elétrica concluída pela empresa distribuidora e é imutável, ou seja, nunca irá sofrer alterações.

CPE: Código de Ponto de Entrega. É um código alfanumérico composto por 20 dígitos e que sempre começa por PT e termina com outras duas letras. Pode ser encontrado nas suas faturas ou, se não tiver acesso a uma, é só contatar a EDP Distribuição que eles poderão facilitar-lhe esta informação.

O que é a EDP Distribuição?

EDP

A EDP Distribuição é a única empresa responsável pela distribuição da energia no país. Ela é a encarregada desde a fabricação até o fornecimento e o consumo final, ou seja, que ela também será a única responsável pela qualidade ou por problemas técnicos no fornecimento.

No entanto, você já deve ter ouvido falar em muitas outras empresas de luz no nosso país, mas é importante entender que estas companhias são simplesmente comercializadoras da eletricidade fornecida pela EDP Distribuição.

Desde 2006, quando o governo permitiu o mercado livre energético (anteriormente também era monopólio de apenas uma companhia), surgiram várias empresas comercializadoras de luz que oferecem diferentes tarifas e preços com descontos para atrair aos clientes. Existem 21 empresas atualmente, mas este número está em constante crescimento nos últimos anos, mas estas são algumas delas:

  • EDP Comercial;
  • GALP Energia;
  • Iberdrola;
  • Endesa;
  • Luzboa;
  • Goldenergy.

Que trâmites posso realizar com o meu CPE?

Para realizar qualquer tipo de gestão junto à sua companhia elétrica, precisará sempre do CPE. No entanto, ao tê-lo em mãos, você poderá:

  • Alterar a titularidade do contrato;
  • Mudar a potência;
  • Trocar a companhia elétrica comercializadora.

Já tenho o meu CPE, como posso agora trocar a titularidade do meu contrato?

É sempre importante que o titular do contrato de eletricidade seja aquele que também usufrui a mesma. Assim que, em casos de separação ou divórcio, falecimento, compra/venda ou aluguer de um novo imóvel, é fundamental que seja realizada a troca de titularidade. Este é um procedimento gratuito.

Para efetivar esta alteração, deverá entrar em contato com a companhia elétrica comercializadora de energia e solicitar-lhes que seja feita a mudança. Os dados que serão necessários são os seguintes:

  1. CPE (Como já dissemos anteriormente, ele é imprescindível para todos os trâmites);
  2. Cópia do Cartão de Cidadão (ou do BI junto com o Número de Contribuinte);
  3. Número do Bilhete de Identidade do titular anterior;
  4. Contrato de arrendamento do imóvel ou escritura;
  5. Valor da potência contratada (poderá ser alterado a qualquer outro momento junto à companhia).

Como alterar a potência?

poupança

Para alterar a potência elétrica do seu imóvel, os documentos necessários são os mesmos citados anteriormente na mudança de titularidade e esta também é uma gestão realizada gratuitamente pela empresa elétrica.

No entanto, aqui o mais importante é saber qual a potência elétrica que você necessita. Saber o valor correto pode permitir que economize alguns euros na sua factura de luz.

Aqui na Lojaluz temos um simulador de potência elétrica que permitirá que você faça um cálculo aproximado do valor necessário. Este dependerá, principalmente, da superfície do local, do número de pessoas que vivem ou trabalham ali e do número de aparelhos elétricos ou eletrônicos, dentre outras coisas.

Desejo mudar de companhia elétrica. Como proceder?

A Lojaluz é um comparador de tarifas elétricas entre as empresas que fazem parte do mercado livre energético português, portanto, de maneira gratuita, nós podemos ajudá-lo a encontrar a companhia que melhor se adapte às suas necessidades.

Ao querer trocar a empresa de eletricidade, é importante preocupar-se com as seguintes questões:

  • Encontrar as melhores tarifas. Sem dúvidas, este é o ponto principal porque todos sempre queremos poupar em nossas faturas de luz;
  • Exigir um bom atendimento ao cliente. É importante que a empresa seja atenciosa, caso tenha que realizar qualquer gestão com eles em algum momento;
  • Que não haja compromisso de fidelidade. Uma empresa não deveria exigir-te uma permanência obrigatória em troca de um preço justo.

Você pode optar por trocar de companhia a qualquer momento e isso não supõe nenhum custo ao cliente. Entre em contato com a Lojaluz pelo telefone 308 807 061 e nós encontraremos as melhores tarifas para a sua residência ou negócio.