Energy Call
Energy Call

Todas as informações de luz e/ou gás!

Os nossos especialistas em energia resolverão todas as suas dúvidas sobre luz e gás. Vamos poupar!

 

(Segunda-Quinta 8h-21h, Sexta 8h-20h, Sábado 8h30-19h)

Consumo de Eletricidade e Gás Natural

O consumo de luz e gás é medido através do kWh, que é a unidade de medida relacional entre energia e hora, isto significa que um Watt-hora é a quantidade de energia que vai ser necessária para alimentar um determinado aparelho durante o seu período de funcionamento e significa Quilowatt-hora.


Esta unidade não só mede a quantidade de energia, mas também está associada à qualidade do gás e da luz. O cliente ao escolher a companhia com a qual quer contratar deve ter em atenção qual a potência que quer contratar, ou seja, deverá olhar às suas necessidades e perceber qual a melhor forma de satisfazê-las. Pode ainda escolher entre conta certa e conta variável. A diferença existente entre as duas é que na primeira vai ser aplicado ao seu consumo um valor estimado e na segunda é aplicado o valor que efectivamente consome todos os meses.


Termos e condições do contrato de gás e luz

Hoje em dia, o gás e a luz são dois serviços essenciais na vida de cada pessoa. Associado à sua contratação está o factor poupança. As pessoas cada vez são mais atentas às diferentes ofertas que o mercado oferece e quais se traduzem numa maior vantagem. É por esta razão, que tanto empresas como clientes devem estar atentos.

Por um lado, as companhias devem saber o que o cliente procura, adaptando os seus serviços de luz e gás às suas necessidades.

Por outro lado, os clientes devem analizar, de forma regular, as ofertas do mercado e saberem que potencia necessitam contratar para que não exista desperdício. Contratar gás e luz

Ligar à rede de distribuição da luz

Em Portugal, a distribuição eléctrica é da responsabilidade da EDP Distribuição, qualquer ligação a esta rede será feita de acordo com os requisitos desta companhia. É importante deixar claro, que a distribuidora e a comercializadora elétrica são entidades diferentes. A distribuidora é sempre a mesma, em portugal, a EDP Distribuição que é a responsável por levar o fornecimento da luz a todo o país.

No caso da comercializadora, o cliente poderá escolher uma de entre as várias oferecidas pelo mercado. Isto significa que a qualidade nunca será afectada, seja qual for a companhia escolhida pois o fornecimento é, somente, da responsabilidade da EDP Distribuição.

Nova ligação elétrica

O cliente deverá conhecer se onde quer ter o fornecimento eléctrico existe ou não possibilidade para tal. Como tal, é necessário saber se a instalação eléctrica esta feita, ou se por outro lado, é necessário alguma reparação ou reforço no ramal.

Depois desta questão estar esclarecida, o cliente deverá certificar-se se tem ou não uma ficha técnica ou certificado, no caso de não possuir uma, terá de pedir à EDP Distribuição.

A Ficha Técnica ou Certificado elétrico é aquilo que comprova que a instalação será utilizada para o fornecimento de luz. A CERTIEL é a entidade responsável por emitir esta ficha, ao abrigo da EDP Distribuição (proprietária da instalação).

Uma vez que todos os estes passos estejam completos e já possua a ficha técnica, já poderá solicitar a nova ligação.

Saiba que tarifa de luz escolher para o seu fornecimento sabendo o consumo aproximado que terá, pois o preço do kwh dependerá do nível de uso que tem um fornecimento. Compare as tarifas de luz e veja a companhia elétrica que deve contratar.

Dados para contratar a luz

O cliente poderá celebrar a contratação elétrica uma vez esteja a construção concluída. Para tal fim deverá conhecer a informação sobre a comercialização da luz aprovada pela ERSE.

  • Para realizar a contratação da luz, o cliente deve apresentar a seguinte documentação imprescindível para tal fim:
  • Nº contribuinte do titular (Cartão de Cidadão);
  • Contrato de arrendamento ou escritura;
  • Potência a contratar (pode ser alterada a qualquer momento);
  • Código CPE;
  • Morada da instalação;
  • Dados de Pagamento.

Ligar o gás natural

Desde a implementação do mercado livre, em Portugal, já é possível alterar o seu contrato, tanto a nível da potência como da companhia, quando achar que vai poupar mais

Para obter uma ligação de gás natural deverá, em primeiro lugar, comparar todas as ofertas existentes mercado livre que cada uma companhias disponibiliza.

A decisão de contratar uma determinada companhia com uma determinada tarifa, não é de todo definitiva. Acontece que desde a implementação do mercado livre, em Portugal, já é possível alterar o seu contrato, tanto a nível da potência como da companhia, quando achar que vai poupar mais.Todas as tarifas são reguladas pela ERSE e, por isso, variam de tempos a tempos, devendo estar atento a uma eventual oferta mais aliciante do que a que possui.

Para ligar o gás pode contactar-nos ou pode fazê-lo, também, directamente com a companhia com quem pretende celebrar o novo contrato.

Contrato gás natural

  • O cliente deve celebrar um novo contrato com uma das companhias presente no mercado livre português e decidir os termos do contrato:
  • O Escalão do tarifário de consumo;
  • Quem será o titular do contrato;
  • Qual a tarifa a contratar;
  • A Companhia a contratar.

Qualquer um destes pontos poderá ser alterado no decorrer do contrato, pois as próprias necessidades do cliente estão sempre a mudar.

Dados para contratar o gás

O cliente deve contactar-nos ou à companhia escolhida para que seja iniciado o processo de contratação do gás. É importante nunca esquecer, que este pode ser alterado a qualquer altura.

  • Ao contactar deverá disponibilizar os seguintes dados:
  • Fotocópia do Cartão de Cidadão (do novo titular);
  • Documentação de Cedência de Posição;
  • Morada;
  • Meio de pagamento pretendido;
  • Escritura ou contrato de arrendamento.

Tarifas duais

dual

Uma tarifa dual traduzir-se, numa poupança bastante evidente para o cliente, uma vez que as empresas comercializadoras estão, constantemente a aplicar descontos especiais às suas tarifas. Este tipo de tarifa simplifica, por um lado, o processo de pagamento e, por outro, qualquer alteração que seja necessária.

Contratos duais

Quando o cliente adere ao plano dual, passa a possuir os dois serviços, de luz e gás, juntos. isto significa que a comercializadora será só uma. Novamente, é importante que o cliente esteja atento às ofertas do mercado, pois existem diversas ofertas de várias companhias diferentes, sendo umas mais vantajosas do que outras.

Os contratos de tipo dual, não obrigam o cliente a permanecer com este tipo de serviço, sendo que, poderá ser alterado quando o cliente entender. Esta mudança não tem nenhum custo associado e não acarreta uma perda de qualidade no serviço, somente, por estar a juntar dois num só. Isto acontece porque trata-se da mesma distribuidora destes serviços, de luz e gás, para todo o país.

Actualmente, as companhias que oferecem este tipo de serviços, são:

  1. EDP Comercial
  2. GALP ON
  3. GOLDENERGY
  4. Endesa
A mudança para um contrato de tipo dual não tem nenhum custo associado e não acarreta uma perda de qualidade no serviço para o cliente.
Atualizado
211 451 219
Quero que me liguem