Contadores Inteligentes de gás natural: Como funciona? Posso recusar?
O seu contador de gás foi substituído por um novo modelo, o designado contador digital? Neste artigo, conheça os tipos de contadores de gás natural, entre eles os novos contadores inteligentes e como funciona a telecontagem e a leitura de gás à Galp. Saiba também se é possível recusar o contador inteligente e qual o preço do contador de gás.
Contador de Gás: Analógico e Digital
O contador de gás é um dispositivo eletrónico cuja função é medir o consumo de gás natural em cada um dos imóveis onde esteja instalado. Além disso, indica o consumo desde a sua última leitura.
De forma a acompanhar o avanço tecnológico, a Galp Gás Natural Distribuição e a Lisboagás, em parceria com a NOS, apresentaram contadores inteligentes de gás, com um sistema de comunicação exclusivo.
Em baixo, poderá conhecer a fisionomia dos dois tipos de contadores de gás natural, o analógico e o digital.
O contador inteligente de gás é diferente dos contadores tradicionais, sobretudo porque o consumo de gás é indicado através de um display digital.
O que são os contadores inteligentes?Os contadores inteligentes para gás natural são dispositivos tecnologicamente mais avançados e eficientes, com o objetivo de consciencializar os consumidores para o seu consumo de energia e reduzir as faturas com estimativas muito elevadas.
Contadores inteligentes: como funciona?
Graças aos novos contadores digitais, a distribuidora já não precisa de enviar um técnico à sua casa para recolha de dados, nem o cliente terá que se preocupar em dar a leitura de gás, porque a comunicação passa a ser feita remotamente.
Assim, o consumo de energia passa a ser faturado sem estimativas demasiado altas e contraditórias ao seu consumo real.
Poderá conhecer as principais características dos contadores digitais abaixo:
Sistema de Comunicação Autónomo | Sistema baseado na rede móvel 4.5G da NOS |
---|---|
Telecontagem | Envio de leituras através dos sensores remotos NarrowBand-IoT (NB-IoT) |
Telegestão | Facilidade na gestão do contrato de gás |
Sistema de Comunicação Autónomo Sistema baseado na rede móvel 4.5G da NOS |
Telecontagem Envio de leituras através dos sensores remotos NarrowBand-IoT (NB-IoT) |
Telegestão Facilidade na gestão do contrato de gás |
Através do contador digital da Galp terá facilidade em alterar a potência contratada, a tarifa horária e a titularidade. Caso queira conhecer melhor este contador, pode entrar em contacto com a Galp Gás.
Razões para ter um contador digital
O contador inteligente da Galp Gás, já instalado em 100 imóveis situados em Lisboa, Cascais e Sintra, traz várias vantagens para os consumidores. Para além de dar a conhecer com exatidão os gastos mensais em gás natural, os contadores digitais terão um efeito significativo na gestão da rede de distribuição de gás natural.
- Razões para ter um contador digital em sua casa:
- Maior comodidade: o consumidor já não precisa de se deslocar às lojas ou ligar para a companhia para dar a leitura do contador;
- Risco de avarias mais baixo: a durabilidade da bateria do contador digital evita problemas maiores no seu funcionamento;
- Instalação rápida e gratuita: a instalação e a substituição dos contadores de gás natural inteligentes ocorrem sem qualquer investimento em redes.
Contador de gás: preço
Embora a substituição dos contadores analógicos pelos contadores inteligentes, da rede de distribuição de gás da Galp, seja recente e moderada, certamente questiona-se sobre qual o preço a pagar pela aquisição destes aparelhos.
Qual o preço do contador de gás inteligente?Até ao momento a Galp não definiu o preço do contador de gás inteligente, uma vez que as instalações recentes trataram-se apenas de experiências no mercado. Antes, o consumidor pagava o aluguer do contador de gás, no entanto, o custo do mesmo passou a estar incluído no termo fixo.
Atualmente, os consumidores portugueses não pagam pelo contador de gás analógico. Para obter um contador inteligente de gás, aguarde o aviso de instalação por parte da Galp Gás, que irá agendar a substituição.
Posso recusar contador inteligente?
O investimento da Galp e da NOS em contadores digitais enquadra-se na aposta em infraestruturas mais adaptadas aos desafios da transição energética, a fim de assegurar uma melhor experiência para o cliente.
No entanto, sendo a instalação dos contadores inteligentes bastante limitada, a companhia ainda não revelou se o consumidor poderá recusar o contador inteligente ou se a sua substituição é realmente obrigatória.
A instalação de qualquer contador (inteligente ou analógico) exige sempre a presença do cliente no local.
Telecontagem: contadores de sistemas digitais
Com o surgimento dos contadores de sistemas digitais, a leitura de gás passa a ser assente na telecontagem, evitando uma fatura de gás com estimativas demasiado altas.
O que é a telecontagem?A telecontagem é uma forma digital de leitura do consumo de gás, mediante a existência de infraestruturas tecnológicas próprias que permitam uma comunicação automática entre o contador e o operador da rede de distribuição.
A telecontagem não é uma completa novidade na Galp Gás, pois a companhia instala um aparelho de transmissão remota em espaços onde o consumo anual seja igual ou superior a 100 mil m3.
Como ler contador de gás Galp? Se ainda não tem um contador digital, saiba que deverá dirigir-se ao seu contador analógico para conhecer o consumo. Tenha em atenção aos números indicados a verde.
Depois deverá ligar para a sua distribuidora, utilizar o balcão digital da área de cliente ou deslocar-se às lojas oficiais.
Qual a distribuidora responsável pelo contador de gás natural?
A distribuidora de gás da sua área de residência é a responsável pelo seu contador de gás natural. Embora os contadores inteligentes tenham surgido com a Lisboagás, pertencente à rede da Galp Gás, são várias as distribuidoras espalhadas por norte a sul do país.
Deve conhecer a distribuidora de gás natural da sua área de residência, e contactá-la em caso de querer proceder a alguma mudança ou reforma no seu contador de gás (sem custo adicional).
Ainda não tem contador de gás?Se não tem um contador de gás natural, contacte a distribuidora da sua área de residência para agendar uma data para a nova ligação.
Se já tem contador de gás, mas deseja mudar de fornecedora, não terá que mudar o contador, já que este é sempre o mesmo.
Calcular Consumo de Gás Natural
Apesar dos contadores de gás natural calcularem o consumo em m3, na sua fatura este surge indicado em quilowatts-hora (kWh), assim, para obtenção dos dados relativos ao seu consumo de gás, é necessário que exista um processo assente em três etapas.
As três etapas para conhecer o consumo de gás natural são as seguintes:
- Leitura em m3: Nesta primera etapa, o contador mede os m3 de gás natural consumidos;
- Fator de conversão m3 para kWh: Utiliza-se a fórmula matemática que converte o volume de gás medido em quantidade de energia;
- Fatura em €/kWh: Realiza-se o cálculo do valor total da fatura, segundo a energia consumida e o preço do kWh de gás definido no contrato.
O consumo de gás natural é faturado na unidade quilowatt-hora, como definido pelo Regulamento das Relações Comerciais, publicado pela ERSE.
Quando comunicar a leitura de gás à Galp?
Caso a sua distribuidora pertença à Galp Gás Natural Distribuição, e ainda não tenha um dos seus contadores inteligentes, poderá saber com que regularidade comunicar a leitura de gás à Galp do seu contador analógico:
- Regularidade da leitura de Gás à Galp:
- Clientes Domésticos: clientes que regularmente têm um consumo anual igual ou inferior a 10 000 m3 têm que comunicar a leitura no máximo em cada 64 dias (de 2 em 2 meses);
- Clientes Negócios: para clientes que regularmente têm um consumo superior a 10 000 m3, sem telecontagem, devem enviar leituras todos os meses;
- Clientes com Contadores Inteligentes: graças ao sistema de telecontagem, a leitura é fornecedida de forma diária e remota.
Se tiver alguma dúvida sobre as leituras do contador de gás natural não hesite em contactar-nos para um apoio técnico especializado.
Quer conhecer a comercializadora de gás natural em que mais poupa?
Contacte a equipa da Selectra para atendimento.
(segunda-sexta 8h-21h, sábado-domingo 9h-19h)