Energy Call
Energy Call

Todas as informações de luz e/ou gás!

Os nossos especialistas em energia resolverão todas as suas dúvidas sobre luz e gás. Vamos poupar!

 

(Segunda-Quinta 8h-21h, Sexta 8h-20h, Sábado 8h30-19h)

Contadores Inteligentes de gás natural: Como funciona? Posso recusar?

Contador Inteligente de Gás da Galp

O seu contador de gás foi substituído por um novo modelo, o designado contador digital? Neste artigo, conheça os tipos de contadores de gás natural, entre eles os novos contadores inteligentes e como funciona a telecontagem e a leitura de gás à Galp. Saiba também se é possível recusar o contador inteligente e qual o preço do contador de gás.


Contador de Gás: Analógico e Digital

O contador de gás é um dispositivo eletrónico cuja função é medir o consumo de gás natural em cada um dos imóveis onde esteja instalado. Além disso, indica o consumo desde a sua última leitura.

De forma a acompanhar o avanço tecnológico, a Galp Gás Natural Distribuição e a Lisboagás, em parceria com a NOS, apresentaram contadores inteligentes de gás, com um sistema de comunicação exclusivo.

Em baixo, poderá conhecer a fisionomia dos dois tipos de contadores de gás natural, o analógico e o digital.

Tipos de Contadores de Gás
Contadores de Gás Analógico e Digital

O contador inteligente de gás é diferente dos contadores tradicionais, sobretudo porque o consumo de gás é indicado através de um display digital.

O que são os contadores inteligentes?Os contadores inteligentes para gás natural são dispositivos tecnologicamente mais avançados e eficientes, com o objetivo de consciencializar os consumidores para o seu consumo de energia e reduzir as faturas com estimativas muito elevadas.

Contadores inteligentes: como funciona?

Graças aos novos contadores digitais, a distribuidora já não precisa de enviar um técnico à sua casa para recolha de dados, nem o cliente terá que se preocupar em dar a leitura de gás, porque a comunicação passa a ser feita remotamente.

Assim, o consumo de energia passa a ser faturado sem estimativas demasiado altas e contraditórias ao seu consumo real.

Poderá conhecer as principais características dos contadores digitais abaixo:

Características do Contador de Gás Inteligente
Sistema de Comunicação Autónomo Sistema baseado na rede móvel 4.5G da NOS
Telecontagem Envio de leituras através dos sensores remotos NarrowBand-IoT (NB-IoT)
Telegestão Facilidade na gestão do contrato de gás
Características do Contador de Gás Inteligente
Sistema de Comunicação Autónomo
Sistema baseado na rede móvel 4.5G da NOS
Telecontagem
Envio de leituras através dos sensores remotos NarrowBand-IoT (NB-IoT)
Telegestão
Facilidade na gestão do contrato de gás

Através do contador digital da Galp terá facilidade em alterar a potência contratada, a tarifa horária e a titularidade. Caso queira conhecer melhor este contador, pode entrar em contacto com a Galp Gás.

Razões para ter um contador digital

O contador inteligente da Galp Gás, já instalado em 100 imóveis situados em Lisboa, Cascais e Sintra, traz várias vantagens para os consumidores. Para além de dar a conhecer com exatidão os gastos mensais em gás natural, os contadores digitais terão um efeito significativo na gestão da rede de distribuição de gás natural.

  • Razões para ter um contador digital em sua casa:
  • Maior comodidade: o consumidor já não precisa de se deslocar às lojas ou ligar para a companhia para dar a leitura do contador;
  • Risco de avarias mais baixo: a durabilidade da bateria do contador digital evita problemas maiores no seu funcionamento;
  • Instalação rápida e gratuita: a instalação e a substituição dos contadores de gás natural inteligentes ocorrem sem qualquer investimento em redes.

Contador de gás: preço

Embora a substituição dos contadores analógicos pelos contadores inteligentes, da rede de distribuição de gás da Galp, seja recente e moderada, certamente questiona-se sobre qual o preço a pagar pela aquisição destes aparelhos.

Qual o preço do contador de gás inteligente?Até ao momento a Galp não definiu o preço do contador de gás inteligente, uma vez que as instalações recentes trataram-se apenas de experiências no mercado. Antes, o consumidor pagava o aluguer do contador de gás, no entanto, o custo do mesmo passou a estar incluído no termo fixo.

Atualmente, os consumidores portugueses não pagam pelo contador de gás analógico. Para obter um contador inteligente de gás, aguarde o aviso de instalação por parte da Galp Gás, que irá agendar a substituição.

Preço Contador de Gás Inteligente
O contador inteligente ainda não tem preço definido.

Posso recusar contador inteligente?

O investimento da Galp e da NOS em contadores digitais enquadra-se na aposta em infraestruturas mais adaptadas aos desafios da transição energética, a fim de assegurar uma melhor experiência para o cliente.

No entanto, sendo a instalação dos contadores inteligentes bastante limitada, a companhia ainda não revelou se o consumidor poderá recusar o contador inteligente ou se a sua substituição é realmente obrigatória.

A instalação de qualquer contador (inteligente ou analógico) exige sempre a presença do cliente no local.

Telecontagem: contadores de sistemas digitais

Telecontagem
A telecontagem faz-se à distância, desde a sua casa até ao operador de rede de distribuição

Com o surgimento dos contadores de sistemas digitais, a leitura de gás passa a ser assente na telecontagem, evitando uma fatura de gás com estimativas demasiado altas.

O que é a telecontagem?A telecontagem é uma forma digital de leitura do consumo de gás, mediante a existência de infraestruturas tecnológicas próprias que permitam uma comunicação automática entre o contador e o operador da rede de distribuição.

A telecontagem não é uma completa novidade na Galp Gás, pois a companhia instala um aparelho de transmissão remota em espaços onde o consumo anual seja igual ou superior a 100 mil m3.

Como ler contador de gás Galp? Se ainda não tem um contador digital, saiba que deverá dirigir-se ao seu contador analógico para conhecer o consumo. Tenha em atenção aos números indicados a verde.

Como ler contador de gás
Como ler o contador de gás natural

Depois deverá ligar para a sua distribuidora, utilizar o balcão digital da área de cliente ou deslocar-se às lojas oficiais.

Qual a distribuidora responsável pelo contador de gás natural?

A distribuidora de gás da sua área de residência é a responsável pelo seu contador de gás natural. Embora os contadores inteligentes tenham surgido com a Lisboagás, pertencente à rede da Galp Gás, são várias as distribuidoras espalhadas por norte a sul do país.

Deve conhecer a distribuidora de gás natural da sua área de residência, e contactá-la em caso de querer proceder a alguma mudança ou reforma no seu contador de gás (sem custo adicional).

Ainda não tem contador de gás?Se não tem um contador de gás natural, contacte a distribuidora da sua área de residência para agendar uma data para a nova ligação.

Se já tem contador de gás, mas deseja mudar de fornecedora, não terá que mudar o contador, já que este é sempre o mesmo.

Calcular Consumo de Gás Natural

Apesar dos contadores de gás natural calcularem o consumo em m3, na sua fatura este surge indicado em quilowatts-hora (kWh), assim, para obtenção dos dados relativos ao seu consumo de gás, é necessário que exista um processo assente em três etapas.

As três etapas para conhecer o consumo de gás natural são as seguintes:

  1. Leitura em m3: Nesta primera etapa, o contador mede os m3 de gás natural consumidos;
  2. Fator de conversão m3 para kWh: Utiliza-se a fórmula matemática que converte o volume de gás medido em quantidade de energia;
  3. Fatura em €/kWh: Realiza-se o cálculo do valor total da fatura, segundo a energia consumida e o preço do kWh de gás definido no contrato.

O consumo de gás natural é faturado na unidade quilowatt-hora, como definido pelo Regulamento das Relações Comerciais, publicado pela ERSE.

Quando comunicar a leitura de gás à Galp?

Caso a sua distribuidora pertença à Galp Gás Natural Distribuição, e ainda não tenha um dos seus contadores inteligentes, poderá saber com que regularidade comunicar a leitura de gás à Galp do seu contador analógico:

  • Regularidade da leitura de Gás à Galp:
  • Clientes Domésticos: clientes que regularmente têm um consumo anual igual ou inferior a 10 000 m3 têm que comunicar a leitura no máximo em cada 64 dias (de 2 em 2 meses);
  • Clientes Negócios: para clientes que regularmente têm um consumo superior a 10 000 m3, sem telecontagem, devem enviar leituras todos os meses;
  • Clientes com Contadores Inteligentes: graças ao sistema de telecontagem, a leitura é fornecedida de forma diária e remota.

Se tiver alguma dúvida sobre as leituras do contador de gás natural não hesite em contactar-nos para um apoio técnico especializado.

Comparador de tarifas de luz

Quer conhecer a comercializadora de gás natural em que mais poupa?

Contacte a equipa da Selectra para atendimento.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 8h30-19h)

Atualizado
211 451 219
Quero que me liguem