Está aqui

Gerir a eletricidade de casa

Gerir eletricidade casa

A eletricidade é um fornecimento que deve ter uma boa gestão, para que a despesa mensal seja o mais baixa possível. Os fornecimentos de gás e de luz podem ser geridos de maneira que a poupança seja evidente.

Neste artigo poderá verificar os pontos que podem ser melhorados do seu contrato de luz.

Alterações ou contratações?Todas as gestões num só lugar. Auxiliamos gratuitamente!!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Posso ativar o contador com qualquer tarifa?

SIM. O cliente, no momento em que tiver a instalação prestes a ser usada, pode contactar com qualquer uma das companhias que estão no mercado livre e contratar uma das suas tarifas elétricas. A comercialização do mercado livre permite que o cliente possa comparar todas as companhias e escolha a que quiser contratar.

O contador é propriedade da EDP Distribuição, mas este facto é completamente independente da comercialização da energia. O contrato pode ser feito com qualquer companhia comercializadora, e com isto, a qualidade sempre será igual.

Posso mudar o nome do contrato?

SIM. E deve mudar a titularidade sempre que for preciso. No contrato da luz sempre deve constar o nome de quem utiliza normalmente o fornecimento. Neste ponto, existem várias situações em que a alteração da titularidade do contrato deve ser feita.

  • Mesmo assim, este trâmite depende muito da situação do cliente, como os que aparecem a continuação:
  • Em caso de ser um novo inquilino numa vivenda, ele deverá mudar a titularidade para evitar problemas com o antigo proprietário.
  • Em caso de separação, a pessoa que ficar na vivenda será quem realize a alteração.
  • Se o titular falecer, os seus familiares devem fazer a alteração, porque o antigo titular já não poderá exercer como tal.

Se altero a potência elétrica, poupo?

potência elétrica deve ser escolhida ao fazer a nova ligação, mas ao longo do tempo, esta tensão pode ser mudada sempre que for preciso ou quando o cliente quiser.

No caso em que o disjuntor faça parar o fornecimento da luz quando o cliente liga vários elementos ao mesmo tempo, então deve solicitar um aumento da potência, e assim poder usar a energia sem problemas.

Se pelo contrario o cliente ter uma potência alta demais, e paga um termo fixo maior de aquilo que poderia gastar, então pode solicitar a redução da potência elétrica.

Qualquer alteração da potência pode ser feita ao mesmo tempo em que muda de comercializador, e faz uma nova contratação. Assim pode aderir-se a uma nova tarifa melhor e mais económica de qualquer companhia.

Quero contratar a melhor tarifa de luz

melhor tarifa de luz pode ser de qualquer uma das companhias que põem a disposição dos clientes a oferta tarifária. Comparar as condições de todas as companhias é um trabalho que o cliente deve fazer prévio á contratação, e assim pode escolher a melhor de todas. Adira-se á melhor tarifa da luz.

As tarifas da luz têm dois termos principais:

  • Termo fixo: é uma quantidade a pagar fixa, que corresponde com a potência contratada. O cliente pode gerir a sua elétricidade e tentar reduzir este termo mediante a redução da potência.
  • Termo de energia: cada kWh consumido durante o período de facturação tem um preço, baseado na regulação da ERSE. Este é a maior parte do montante final da factura. Controle o seu consumo para pagar menos neste termo.

Comparar os preços de cada termo é fazer um bom estudo das tarifas. A través dele, poderá verificar qual a melhor tarifa e como pode contratá-la.

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus