Iberdrola Leituras: Como Comunicar e Como Fazer a Leitura do Contador

Neste artigo, saiba como comunicar as leituras à Iberdrola, quais são os contactos de leituras da comercializadora, como ler o contador da companhia e ainda como resolver erros na contagem de eletricidade e de gás natural da Iberdrola.

Iberdrola Leituras
Comparador de tarifas de luz

Não sabe como comunicar leituras à Iberdrola?

Receba o apoio da Selectra para que a sua fatura não seja baseada em estimativas.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 9h-19h)

Iberdrola Leituras

A comunicação das leituras à Iberdrola é um mais importantes procedimentos na gestão do seu contrato de energia com a fornecedora.

Tenha em atenção que as leituras de eletricidade e de gás natural referem os dados sobre o consumo que surgem no visor dos respetivos contadores.

Desta forma, o cliente pode comunicar as suas leituras à Iberdrola atempadamente, ou deixar que seja feita uma estimativa de consumo, consoante a sua potência contratada.

No entanto, saiba que uma fatura baseada em estimativas, leva a que o cliente pague mais, uma vez que o preço é geralmente superior ao consumo real. As formas para enviar leituras à Iberdrola estão indicadas na imagem abaixo:

Formas de Comunicar Leituras à Iberdrola: Telefone e Lojas

Quando comunicar as leituras à Iberdrola?

Sabia que existe um período recomendado para comunicar as leituras à Iberdrola? Na verdade, a comunicação de leituras do contador depende sempre do período de faturação associado ao seu contrato.

Recomendamos a que envie a contagem de luz ou de gás à Iberdrola duas vezes por mês, uma no início de cada mês e outra no meio.

Na maioria das fornecedoras de energia, é possível comunicar a leitura quando quiser e sempre que quiser.

Além disso, habitualmente chegam até à sua casa técnicos das suas distribuidoras para recolher os dados dos contadores que, consequentemente, passam as informações à Iberdrola. No caso da eletricidade, as visitas acontecem de 3 em 3 meses, já no gás de 2 em 2 meses.

Documentos para dar contagem à Iberdrola

Para dar a contagem de luz à Iberdrola, ou de gás natural, deve apresentar de um conjunto de documentos.

São eles os seguintes:

  • Dados necessários para enviar contagem à Iberdrola:
  • Nº de cliente da Iberdrola;
  • NIF - Número de Contribuinte do titular do contrato;
  • CPE (Código Ponto de Entrega) para dar a contagem de luz à Iberdrola;
  • CUI (Código Universal de Instalação), no caso de querer dar a contagem de gás à Iberdrola;

Os códigos CPE e CUI poderão ser encontrados facilmente nas suas respetivas faturas de eletricidade e de gás natural.

Estes documentos para dar contagem são sempre necessários, independentemente do canal de comunicação que escolhe para dar a sua leitura.

Iberdrola Leituras Contactos: Telefone

O cliente da Iberdrola deverá enviar as informações que encontra no visor do contador de energia através de um dos contactos da companhia.

Telefone para apoio ao cliente da Iberdrola

Os contactos para dar leituras à Iberdrola dividem-se entre o apoio ao cliente residencial e o apoio ao cliente de negócios. Ambos podem ser conhecidos a seguir:

Iberdrola Contactos para Leituras
Contacto de Leituras para Clientes Residenciais
808 502 050
Contacto de Leituras para Negócios
808 506 000

Também pode dar a sua leitura através do telefone da sua distribuidora de luz e/ou de gás natural. Em Portugal Continental, a EDP Distribuição detém, em exclusivo, a rede de distribuição elétrica. Já a sua distribuidora de gás natural irá depender do local onde se encontra o seu imóvel.

Telefone da EDP Distribuição para Leituras800 507 507

Iberdrola Leituras Online

Geralmente, no site de cada comercializadora existe uma opção para comunicar a leitura do contador. No entanto, isso não acontece no caso de querer comunicar as leituras online à Iberdrola.

No site da Iberdrola existe um formulário para o envio de reclamações, gestões contratuais, pedido de informações, etc., mas não tem nenhum campo para a comunicação de leituras.

A única opção para os clientes que pretendam comunicar a contagem de luz à Iberdrola online será a página da EDP Distribuição ou da sua distribuidora de gás natural.

Se continua a ter dúvidas sobre este procedimento, pode contactar a Selectra para esclarecimento de todas as suas questões.

Comparador de tarifas de luz

Tem dúvidas sobre como comunicar a contagem à sua fornecedora de energia?

Ligue para o apoio ao cliente da Selectra para esclarecimento das suas dúvidas.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 9h-19h)

Leitura Contador Iberdrola

Para realizar a leitura de eletricidade, basta observar atentamente o ecrã do seu contador.

O contador de luz da Iberdrola, normalmente, encontra-se em partes externas da casa, de forma a que um técnico possa fazer qualquer intervenção, sem invadir a sua privacidade.

Como ler o contador
Como ler o contador na Iberdrola

Nos contadores mais recentes, a informação necessária para comunicar à Iberdrola é exatamente aquela que aparece no ecrã. Já nos contadores mais antigos, vai encontrar cinco dígitos, dos quais o último pode ser desconsiderado.

O valor apresentado no contador diz respeito ao consumo de eletricidade ou de gás natural, feito na instalação até o momento, em kWh.

Para saber quanto consumiu num período, deve subtrair o valor lido no fim do período pelo valor do início. Realizar este cálculo permite ao consumidor conhecer quanto gasta, e quanto pode, eventualmente, poupar nas despesas de energia..

Contador da Iberdrola avariado: Como resolver?

Ao observar a sua fatura da Iberdrola nota que as leituras são demasiado elevadas?

Na realidade, poderão existir erros na contagem de eletricidade, causadas pelo facto do seu contador da Iberdrola estar avariado.

Para confirmar que é esse mesmo o problema, deverá seguir os passos indicados na lista abaixo:

  • Como saber se o contador está avariado?
  • Primeiro deve apagar as luzes e desligar os aparelhos elétricos das tomadas. Para garantir que nenhum eletrodoméstico está a ser utilizado, desligue igualmente a chave geral;
  • Depois, espere alguns minutos e dirija-se ao seu contador;
  • Caso os valores do visor do seu contador de eletricidade ainda estiverem a aumentar, significa que o contador da Iberdrola está avariado e deve ser reparado.

Nestas situações, deverá contactar imediatamente a empresa responsável pelas instalações elétricas e, pelos seus respetivos contadores, ou seja, a EDP Distribuição.

No gás natural, as avarias do contador são semelhantes, sendo igualmente necessários seguir um conjunto de procedimentos.

Perguntas Frequentes sobre as leituras da Iberdrola

☎️Como posso comunicar as leituras à Iberdrola?

Poderá comunicar as leituras à Iberdrola através do 808 502 050, o telefone de apoio ao cliente. Pode também enviar a contagem diretamente à sua distribuidora de energia.

🕰Quando devo comunicar as leituras à Iberdrola?

Faça chegar as leituras dos contadores de energia à Iberdrola pelo menos 1 vez por mês, para que as suas faturas não sejam baseadas em estimativas.

💡Devo pagar para dar a contagem de eletricidade e de gás natural à Iberdrola?

Enviar as leituras à Iberdrola é um procedimento completamente gratuito, que só lhe trará benefícios.

211 451 219
Quero que me liguem