Iberdrola Leituras: Como Comunicar e Como Fazer a Leitura do Contador

Neste artigo poderá ver como garantir uma fatura com um consumo de eletricidade mais exato. Saiba com comunicar as leituras à Iberdrola, qual o contacto para dar a sua leitura à comercializadora e ainda como ler a informação apresentada no seu contador de eletricidade e gás natural.

iberdrola-leituras

Iberdrola Leituras

As leituras do contador de eletricidade e de gás natural são as informações do seu consumo doméstico que aparecem nos contadores da luz.

Todos os meses, tem duas opções: ou comunica as suas leituras à Iberdrola, ou deixa que seja feita uma estimativa do consumo com base na sua potência, o que pode aumentar o preço da fatura, uma vez que é geralmente um valor superior ao do consumo real.

Na maioria das companhias, o cliente pode comunicar a leitura quando quiser e com a regularidade que quiser.

No entanto, para garantir que receberá facturas sempre com valores exatos, recomendamos fazer duas leituras de consumo por mês, uma no início de cada mês (e, portanto, fim do mês anterior) e outra no meio.

Leitura Contador Iberdrola

Para realizar a leitura de eletricidade, basta ver o visor seu contador de luz. Nos contadores mais recentes, a informação necessária para comunicar à Iberdrola é exatamente a que aparece no ecrã.

Nos contadores mais antigos, vai encontrar cinco dígitos, dos quais o último pode ser desconsiderado, pois apenas os números inteiros são importantes na leitura.

O valor apresentado nesses números corresponde ao consumo de eletricidade feito na instalação até o momento, em kWh.

Portanto, para saber quanto consumiu num período, deve subtrair o valor lido no fim do período pelo valor do início.

O contador de luz, normalmente, encontra-se em partes externas da casa, de forma a que um técnico possa fazer qualquer intervenção sem invadir a privacidade do cliente.

Contador avariado

Se desconfiar que seu contador está avariado, siga os passos abaixo para verificar se este é o caso:

  1. Apague todas as luzes e retire todos aparelhos elétricos da tomada. Para garantir que não está a ser utilizado nenhum eletrodoméstico, pode desligar a chave geral também.
  2. Espere alguns minutos.
  3. Verifique o seu contador.
  4. Se os valores do contador ainda estiverem a aumentar, isso significa que está avariado.

Nesse caso, deverá contactar imediatamente a EDP Distribuição, a empresa responsável pelas questões relacionadas com as instalações de eletricidade.

Comunicar Leituras Iberdrola: Número de Telefone

Geralmente, no site de cada comercializadora existe uma opção para comunicar a leitura do contador. Além disso, a Iberdrola disponibiliza a seus clientes apenas um número para comunicação de leituras: 800 507 507.

Para outros problemas ou questões com a Iberdrola, pode também utilizar estes outros contactos da Iberdrola:

  • Nº gratuito: 213 502 770
  • Nº de Atendimento ao Cliente: 808 50 20 50
  • Nº Avarías 24h: 800 506 506

Ligar a luz com a Iberdrola

No caso de querer ligar a eletricidade num local novo ou numa residência que teve o fornecimento interrompido, deverá realizar uma nova ligação de luz à rede eléctrica. Siga os seguintes passos para ligar a eletricidade em sua casa:

  1. Verificar se existe fornecimento elétrico na sua zona de residência.
  2. Verificar se já tem a ficha técnica ou certificado da instalação eléctrica emitido pela CERTIEL (órgão da EDP Distribuição). Se não o tiver, deverá solicitá-lo à EDP Distribuição.
  3. Escolher o nível de tensão para o ramal.
  4. Solicitar a ligação à EDP Distribuição.
  5. Comparar todas as comercializadoras elétricas.
  6. Contactar a Iberdrola e realizar um contrato de energia.

A EDP Distribuição é a responsável pela distribuição de rede elétrica e por todas instalações elétricas do país. Para mais informações, veja o vídeo abaixo:

 

Mudar de Comercializadora de Energia para a Iberdrola

Se quer mudar de comercializadora de energia para a Iberdrola, pode mudar de companhia de eletricidade gratuitamente e sem complicações.

Terá apenas de contactar a Iberdrola ligando para um dos contactos mencionados anteriormente e efetuar o contrato. Tenha em conta que irá precisar das seguintes informações:

  • Dados para mudar de comercializadora para a Iberdrola
  • Nº de Contribuinte
  • Contrato de aluguer ou escritura do local
  • Potência preferida
  • CPE
  • Morada do local da instalação
  • Dados de pagamento
 
211 451 219
Quero que me liguem