Está aqui

Poupar na eletricidade

call lojaluz
Poupar eletricidade

Agora é possível poupar com a despesa mensal da luz. No mercado liberalizado da eletricidade existem numerosas oportunidades para melhorar o seu contrato elétrico e aderir às tarifas de luz do mercado livre, as quais estão reguladas pela ERSE.

A grande vantagem é poder comparar as tarifas elétricas e comparar as companhias de luz para saber qual deve ser contratada. Contacte connosco, LojaLuz e saiba qual é a sua melhor opção.

Se ainda não aderiu ao mercado livre, a Lojaluz conta com uma equipa de profissionais especializados, dispostos à ajudar seja qual for sua dúvida em relação ao gás natural ou eletricidade. Não hesite em contactar-nos e comece a poupar o mais rápido possível.

Também deixamos à vossa disposição o primeiro comparador de tarifas elétricas do mercado liberalizado português.

Poupar eletricidade ao ligar a luz

A nova ligação da eletricidade é um procedimento gratuito que o cliente deve fazer, quando a instalação eléctrica estiver prestes a ser utilizada. A contratação da eletricidade pode ser feita através de várias companhias, mas saiba qual é a detentora da melhor tarifa eléctrica para que consiga poupar com a luz de casa.

Ao ligar a eletricidade deve decidir:

Como poupar na eletricidade?

O cliente pode poupar dinheiro na eletricidade

O cliente pode poupar dinheiro com a factura de eletricidade se adaptar o fornecimento às suas necessidades. Estas podem mudar várias vezes ao longo do tempo e é por isso, que poderá mudar se na mesma casa, agora, vivem mais pessoas, deve solicitar um aumento da potência elétrica.

Se pelo contrário o cliente percebe ou repara que pode ligar todos os aparelhos ao mesmo tempo e que não salta o disjuntor poderáreduzir a potência.

Caso queira confirmar qual será a sua potência, poderá fazê-lo através da seguinte tabela, onde se encontram os possíveis electrodomésticos utilizados numa casa comum:

Aparelho Potência média (Watt) Consumo médio mensal (kWh)

Iluminação

500

12

Ferro de engomar

1000

15

Secador

500

5

Televisão

200

30

Arca congeladora

200

30

Frigorífico

200

40

Lava-roupa

2500

50

Lava-louça

3000

60

Fogão elétrico

0

0

Forno

2000

20

Fritadeira

1500

10

Computador

250

15

Microondas

1000

2

Termo acumulador

12-14(W/litro)

200

Aquecimento

70-90(w/m2)

15-20(kWh/m2)

Ar acondicionado

15-20(W/m2)

3-4(kWh/m2)

Formas de poupar na eletricidade

Mudar de fornecedor elétrico

Mudar de fornecedor eléctrico é totalmente gratuito.

O cliente pode mudar de fornecedor elétrico sempre que quiser, pois é um procedimento gratuito e pode ser feito tantas vezes quantas forem precisas. A alteração do fornecedor pode ser protagonizado por qualquer companhia, mas é muito importante que seja o próprio titular do contrato eléctrico a solicitá-lo.

Descubra qual o melhor fornecedor eléctrico através da nossa ajuda. Poupar na conta da eletricidade é possível mediante a comparação das vantagens dos diferentes fornecedores eléctricos.

Saiba que a qualidade da distribuição da luz vai ser sempre a mesma, independentemente do fornecedor contratado.

Quais empresas posso contratar?

Os fornecedores de eletricidade que operam no território português oferecem diversas opções contratuais aos seus clientes. É importante compará-los para que usufrua da melhor oferta face às suas necessidades. Caso se aperceba, mais tarde, após a contratação, que a solução escolhida não foi a melhor, poderá proceder às alterações necessárias no seu contrato.

As opções que temos em Portugal são:

  • Galp Energia
  • EDP Comercial
  • Ylce
  • ENAT
  • Iberdrola
  • Endesa
  • AUDAX
  • LUZBOA
  • Energia Simples

Posso contratar a tarifa mais barata?

Não só pode como deve ter sempre contratada a tarifa de luz mais barata para que a poupança na despesa de eletricidade seja sempre evidente. Saiba que pode contratar qualquer uma das companhias fornecedoras de eletricidade sem estar em causa a qualidade do fornecimento, pois este é sempre da responsabilidade da EDP Distribuição e igual para todo o pais.

As tarifas elétricas devem ser comparadas para saber qual é a que deve contratar. Conheça os termos e saiba ler a sua factura de luz para saber que preços deve comparar.

  • Termos de uma fatura de luz:
  • Termo Fixo  - quantia fixa que depende da potência que o cliente tem contratada.
  • Termo de Energia - este ponto depende da quantidade de energia consumida.

Poupar tempo e dinheiro com a gestão elétrica

No momento em que o cliente desejar alterar o seu contrato, poderá fazê-lo através da alteração da titularidade, da mudança da potência contratada de luz ou da própria tarifa ou companhia. Qualquer um destes procedimentos será uma forma de poupar na eletricidade.

Quanto tempo para alterar o contrato da luz?

Entre 5-7 dias úteis é o necessário para concluir a troca.

Qualquer alteração do contrato eléctrico pode ser feito com uma das companhias que operam no país, sendo a duraçao da mesma entre 5-7 dias úteis. Se fizer a solicitude online, poderá demorar um pouco mais de tempo, cerca de mais 2 dias.

Como alterar o contrato para poupar na eletricidade?

Uma vez decidida a troca que quer fazer, a LojaLuz, poderá ajudá-lo nesse mesmo procedimento. Para alterar o contrato de eletricidade, existem alguns dados que têm, obrigatoriamente, de ser apresentados:

  1. Cartão de Cidadão;
  2. Contrato de arrendamento ou escritura;
  3. Potência a contratar (alterável);
  4. Código CPE;
  5. Dados da morada da instalação;
  6. Dados de Pagamento.

Dicas para poupar eletricidade

10 conselhos para poupar na conta da electricidade:

  1. Opte por pintar as paredes com cores claras. Desta forma reduz a necessidade de iluminação artificial;
  2. Utilize eletrodomésticos com a etiqueta energética da classe A+ ou A++;
  3. Evite deixar alguns aparelhos, como a televisão, o DVD ou a aparelhagem em “stand by”;
  4. Quando estiver a cozinhar, evite abrir muitas vezes o forno. Cada vez que o faz há uma perda energética de 20%. Desligue o forno um pouco antes da hora prevista;
  5. Troque as lâmpadas incandescentes pelas economizadoras. Ao fazê-lo poderá poupar 2,1% em energia.
  6. Coloque o frigorifico num local fresco e afastado de fontes de calor. E nunca coloque alimentos ainda quentes dentro do frigorífico.
  7. A máquina de lavar louça é um dos electrodomésticos que consome mais energia. Ponha-a em funcionamento apenas quando estiver completamente cheia.
  8. Os escrãs LCD poupam cerca de 37% de energia em funcionamento e cerca de 40% em modo de espera.
  9. Instale janelas com vidro duplo para evitar perdas de calor.
  10. Cuidado com a escolha do ar condicionado: para o mesmo nivel de desempenho existem alguns aparelhos que consomem até mais 60% de eletricidade do que outros.
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus