Está aqui

Melhorar o contrato da eletricidade

Melhorar o contrato da eletricidade

O cliente deve actualizar o seu contrato pois desde que faz a nova ligação á rede, existem muitos casos em que o contrato tem termos declarados que não correspondem com a necessidade do cliente.

No mercado livre da eletricidade, o cliente tem muitas facilidades para melhorar o seu contrato elétrico. Por tanto só tem que seguir os nossos conselhos para poupar com a conta da luz.

A nova ligação da eletricidade

Chegado o momento certo, o cliente deve proceder a ligação da luz na vivenda ou local em questão. Esse momento é quando a instalação estiver prestes a ser utilizada.

A certificação da instalação verifica que já pode proceder á ligação da eletricidade nesse ponto.

Antes de formalizar a petição de activação do contador elétrico, o cliente deve decidir uma serie de termos que compõem a futura contratação:

  • Potência elétrica a contratar
  • Titularidade do contrato
  • Tarifa a contratar
  • Companhia comercializadora a contratar

Comparar as tarifas de eletricidade

A vantagem do mercado livre é poder comparar todas as opções e contratar qualquer tarifa de luz

O cliente deve comparar as tarifas elétricas do mercado livre para poder escolher a que achar melhor para si, e assim poder ter a tarifa que lhe permita poupar com a conta da luz. A vantagem do mercado livre é poder comparar todas as opções e contratar qualquer tarifa de luz que esteja publicada por qualquer fornecedor, o qual é independente da distribuição.

Como comparar as tarifas da luz do mercado livre?

O cliente deve comparar as tarifas elétricas antes de celebrar o contrato com qualquer companhia, pois pode contratar qualquer uma das tarifas que estão publicadas no mercado, sendo todas elas reguladas pela ERSE – Entidade Reguladora de Serviços Energéticos.

Para comparar as tarifas, conheça os termos de uma factura de luz, os quais aclaram os preços da energia elétrica.

*Facturação eletrônica

Fornecedores de eletricidade do mercado livre

A concorrência da comercialização da energia elétrica está em crescimento, pois desde 2006 são muitas as companhias que entraram no mercado com intenção de celebrar melhores contratos de luz.

  • Galp Energia
  • EDP Comercial
  • Ylce
  • ENAT
  • Iberdrola
  • Endesa
  • AUDAX
  • LUZBOA

Mudar a potência elétrica

A potência elétrica é o limite superior de consumo instantâneo que o cliente pode fazer na vivenda, de maneira que se ultrapassa este limite, o disjuntor faz parar o fornecimento, ate desligar algum aparelho para voltar a conectar a luz.

Na situação em que o cliente não pode ligar os aparelhos porque o disjuntor evita um consumo maior, então deve proceder a um aumento da potência elétrica. Se pelo contrario, o cliente reparar que pode ligar tudo e assim nem salta o disjuntor, então pode proceder a redução da potência elétrica, com o fim de adaptar o fornecimento á necessidade do cliente, e melhor ainda, procede a ter uma poupança importante na factura de luz.

Poupar ao mudar o contrato da eletricidade

Uma mudança do contrato pode ser feita com qualquer companhia elétrica

Uma mudança do contrato pode ser feita com qualquer companhia elétrica, não necessariamente com a que tiver contratada. Ou seja, se o cliente mudar a titularidade da luz, pode contactar com outra companhia comercializadora para solicitar esta troca, e assim fazer uma nova contratação.Mas...

Como posso poupar ao mudar de companhia elétrica?

Antes de alterar o seu contrato, deve proceder a comparação das tarifas que tem disponíveis no mercado liberalizado, e além disso, verifique qual é a melhor companhia de todas as publicadas. Saiba que pode escolher qualquer uma das opções do mercado para a sua contratação.

Ao comparar as tarifas, e ao estudar as diferentes companhias que estão disponíveis, a conclusão será uma tarifa elétrica mais económica, e melhor em todos os aspectos possíveis. Ajudamos-o para saber qual destas tarifas é a melhor de todas.

Como alterar o contrato da luz?

O cliente deve contactar com a companhia que escolheu para o seu fornecimento e celebrar o novo contacto. Quando contacte com a companhia, leve consigo a documentação apresentada a seguir:

  1. Nº contribuinte do titular (BI)
  2. Contrato de arrendamento ou escritura
  3. Potência a contratar (pode-se alterar)
  4. Código CPE
  5. Dados da morada da instalação.
  6. Dados de Pagamento.
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus