Está aqui

 

Contador Inteligente EDP: Leituras, Preço, Como Pedir, Como Funciona

Os contadores inteligentes da EDP começaram a chegar às casas portuguesas no início de 2017, com um investimento de 300 milhões de euros/ano numa rede mais inteligente. Estes contadores de luz da EDP prometem controlar os gastos dos consumidores e reduzir o valor da fatura da EDP.

Contadores Inteligentes EDP

Contador Inteligente EDP

Os novos contadores da EDP de última geração, instalados nas casas dos portugueses, vão mudar radicalmente a relação entre o consumidor e a EDP, tornando-a mais fácil, cómoda e simples.

A EDP Distribuição está a equipar a rede elétrica com contadores energéticos de tecnologia mais avançada aumentando a qualidade do serviço prestado, a sustentabilidade ambiental e a eficiência energética, substituindo o atual contador por um equipamento tecnologicamente mais evoluído.

Este equipamento está preparado para comunicar remotamente as leituras do consumo elétrico, ao serem recolhidas automaticamente. Se decidir fazer uma alteração de potência, de ciclo horário ou de tipo de tarifa (simples, bi-horária ou tri-horária) já não terá de ficar à espera dos técnicos da EDP. Basta contactar o seu comercializador e o pedido será executado remotamente, de forma cómoda e simples.

Como funciona o contador inteligente EDP?

O contador inteligente EDP não funciona da mesma maneira que um analógico, já que tem algumas características próprias que permitem o seu funcionamento, e que o consumidor tem que estar atento na hora da instalação. Veja baixo algumas indicações indicações importantes relativas ao seu contador digital da EDP.

O que significa a luz vermelha do contador digital? Esta luz indica que o sistema de medição está a funcionar, e pode atuar das seguintes maneiras:

  • Se a luz está apagada é porque não está a produzir nenhum tipo de consumo.
  • Ao piscar a luz, indica que sim, que se está a realizar gastos elétricos na morada.

O que fazer se o meu disjuntor de potência “dispara”?

  • Pode-se reativar o fornecimento ao pulsar o botão amarelo do contador inteligente EDP.
  • Ativando o disjuntor do quadro elétrico, poderá voltar a ter eletricidade em sua casa.

Estes são alguns dos conceitos básicos que os usuários devem conhecer para saber se o seu contador inteligente está a funcionar corretamente.

Quem muda os contadores da EDP?

A substituição dos contadores da EDP feita por técnicos da EDP Distribuição, devidamente identificados. Caso tenha dúvidas, se é ou não um técnico enviado por parte da EDP, solicite a credencial do mesmo, onde deve constar o nome e a empresa pela qual está ao serviço.

Pode, ainda, marcar o dia e a hora mais conveniente para si, basta contactar a EDP Distribuição. Mas se o contador não estiver no interior da sua casa a substituição do contador EDP poderá ser feita mesmo que não esteja presente.

Quanto custa o contador digital da EDP?

A distribuidora EDP Distribuição mandará um técnico autorizado, que terá de se identificar corretamente. Este responsabilizar-se-á pela mudança do contador, no entanto, o cliente não terá que pagar nada ao técnico que irá retirar o contador e instalar o novo.

Não existe, portanto, qualquer custo de instalação do contador EDP por parte do consumidor.

Caso lhe seja pedido dinheiro ou alguma documentação pessoal (fatura de eletricidade, cartão cidadão, etc) para, supostamente, se realizar a substituição dos contadores da EDP antigos, deve contactar a EDP e denunciar a situação, pois trata-se de uma burla.

Quais as diferenças entre o contador inteligente e o analógico?

O contador digital é muito diferente do contador analógico, ainda que ambos os aparelhos sirvam para medir o consumo elétrico de um local. A tabela abaixo explicará as diferenças mais significativas entre um e outro:

Contadores Inteligentes Contadores Analógicos
Efetuam um consumo real. O consumo é estimado, caso não dê a sua leitura à comercializadora.
Para qualquer mudança não há necessidade de se solicitar um técnico. As gestões realizam-se por telefone e posteriormente com a presença de um técnico, dependendo do trâmite a realizar.
O contador pode estar dentro da casa. O aparelho estará na caixa de energia.
Admite tarifas com ciclos horários (bi-horário e tri-horário). Não se pode contratar uma tarifa bi ou tri-horária, a não ser que tenha um contador específico para estes ciclos.

Novos Contadores EDP: Leitura

  • Leituras de Consumo com contadores analógicos:
  • Se tem tarifa simples deverá tirar as leituras a qualquer hora do dia (fora de vazio ou cheias).
  • Se tem tarifa bi-horária deverá tirar as leituras dos períodos fora de vazio e vazio.
  • Se tem tarifa tri-horária deverá tirar as leituras dos períodos ponta, cheias e vazio.

Caso já possua um dos novos contadores EDP, não é necessário dar a leitura do novo contador à sua comercializadora, uma vez que esta é enviada automaticamente. No entanto, nos casos de ausência de leitura automática, a EDP Distribuição envia uma carta a informar da ausência de leitura sempre que não seja possível recolher automaticamente.

Como se compõem as tarifas EDP de luz?

As tarifas de eletricidade da EDP, e de todas as outras comercializadoras de eletricidade existentes no mercado, estão compostas pelos termo fixo e termo de consumo de eletricidade.

O contador da EDP irá contabilizar, constantemente, os kWh de eletricidade utilizados, portanto, ao receber a sua fatura da EDP, um dos valores mais altos a pagar corresponde ao consumo da luz. Além disso, também sempre encontrará nas suas faturas o valor total a pagar pela potência e ainda os impostos atribuídos à eletricidade.

  • Composição da fatura de eletricidade:
  • Consumo = Quantidade de kWh durante o período de faturação X Termo de Consumo
  • Potência = Termo Fixo X Dias correspondentes ao período de faturação
  • Impostos.

Qual o preço do kWh da EDP em 2018?

A EDP tem um tarifário muito amplo, com várias opões de tarifas para atender às diferentes necessidades dos consumidores.

Se gostaria de saber qual seria o seu gasto anual com a EDP, visite o simulador de preços da Selectra. Através de algumas informações acerca do seu consumo, este simulador irá calcular, aproximadamente, qual seria o ser gasto anual e realizar uma comparação entre a EDP e as restantes companhias do mercado livre de eletricidade. Conheça o Comparador Selectra.