Está aqui

Como funciona o mercado livre da eletricidade

Como funciona mercado livre eletricidade

O mercado livre de eletricidade passou a permitir ao consumidor poupar e contratar a tarifa de luz que melhor se adapte às necessidades da sua morada.

Até 2006, a comercialização da energia de Portugal era regulada e controlada por apenas uma empresa, a EDP Serviço Universal , que detinha o monopólio deste setor; no entanto, a partir deste ano, o mercado passou a ser aberto para que novas companhias pudessem entrar a fazer concorrência e oferecer grandes descontos nas tarifas elétricas. O cliente agora é livre para decidir qual é melhor para si e quanto gostaria de pagar.

A Lojaluz conta com um serviço gratuito a sua disposição para orientá-lo e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto, junto a uma equipe de excelentes profissionais especializados. Se ainda não escolheu a empresa do mercado livre de eletricidade que comercializa energia para a sua residência, entre em contato conosco, nós encontraremos os preços mais baratos para que cada pessoa se sinta sempre satisfeita com o preço das suas faturas elétricas.

Abaixo, alguns pontos pertinentes para entender melhor como funciona o sector elétrico em Portugal:


Como posso ligar a luz na minha casa?

Se está  de mudança para uma casa nova, que ainda não possui fornecimento de energia, o primeiro a fazer é entrar em contato com a empresa distribuidora que, para todo o país é a mesma, a EDP Distribuição. Eles irão verificar se já existe instalação elétrica. Caso não haja, terão que fazê-la; ou, se já está feita, mas a energia nunca foi ligada, eles enviarão uma equipe de técnicos para confirmar se está tudo em perfeito estado. 

Ao final, será importante que lhe facilitem o CPE, Código Ponto de Entrega, que será o identificador daquele domicílio.

Após a EDP Distribuição concluir o seu trabalho, o próximo passo é encontrar a empresa comercializadora no mercado livre que te ajude a poupar. Isso também se aplica a casos em que o local já tenha tido fornecimento de energia, mas que a mesma tenha sido cortada por qualquer razão. A ativação da energia é um processo grátis.

Conheça as principais comercializadoras de energia em Portugal

O mercado livre de eletricidade diariamente ganha novos clientes, somando já 4.5 milhões este ano, o que representa 91% do total de consumo em Portugal continental. A maior parte dos grandes consumidores já aderiu ao mercado livre, enquanto que a porcentagem de público doméstico continua subindo a cada dia.

Também vai em aumento o número de empresas comercializadoras de energia e, atualmente, o país já conta com mais de doze. Estas são as principais:

  1. Iberdrola
  2. EDP Comercial
  3. Galp Energia
  4. ENAT
  5. Goldenergy
  6. YLCE
  7. AUDAX
  8. LUZBOA
  9. Energia Simples
  10. Endesa

Para escolher a empresa que mais se adapta ao que necessita é fundamental avaliar todas as tarifas de cada uma delas, já que podem oferecer grandes ofertas; também vale verificar se contam com serviço de manutenção em caso de alguma avaria; e que possuam uma boa atenção ao cliente, já que é importante que o consumidor saia satisfeito ao tentar solucionar qualquer trâmite com a companhia.

Alterar o fornecedor do mercado regulado por um do mercado livre

Isso é muito simples e poderá confiar na Lojaluz para ajudá-lo a fazer a mudança para a companhia de luz que seja mais econômica para suas necessidades. O prazo máximo para realizar este procedimento é até 2017.

É muito importante ter a mão os seguintes dados para que possamos fazer a troca para a empresa do mercado livre escolhida:

  • Número de Contribuinte do Titular;
  • Contrato de arrendamento da morada;
  • Potência a contratar;
  • Código Ponto de Entrega, CPE (poderá encontrá-lo na sua fatura);
  • Endereço em que será ligada a luz;
  • Dados de pagamento.

Já estou no mercado livre, mas creio que pago muito caro

Se as suas faturas estão a vir com um preço superior ao que gostaria, precisaremos estudar alguns fatores, como:

  1. A potência contratada e o valor do termo fixo pagado por ela;
  2. Se o termo de consumo, preço kWh, é simples ou bi horário e qual é a melhor opção para a sua residência;
  3. Se é obrigatória a contratação da assistência técnica ou se existe fidelização;
  4. Se existem obrigações contratuais.

Todos estes podem influenciar no valor da eletricidade da sua casa. Não há dúvidas que depois de uma avaliação destes dados, poderemos ajudá-lo a poupar todos os meses.

É no termo fixo (valor da potência) que se encontram as melhores ofertas das companhias elétricas podendo chegar a até um 20% de desconto em umas empresas, frente a outras.

Atenção: Apesar da grande variação de tarifas no termo fixo entre a concorrência, este não influencia muito no valor total de cada fatura. O maior responsável pelo preço que pagamos é o termo de consumo.

Felizmente, com a liberdade ganhada através do mercado livre, sempre podemos, gratuitamente, trocar pela que melhor nos convém naquele momento.

 

Como mudar a potência elétrica

Você está seguro se a potência que tem contratada realmente é a ideal para o seu lar? O disjuntor da sua morada salta a todo o momento? Isso quer dizer que, provavelmente, será preciso aumentar a potência na sua residência. No entanto, se quase todos seus aparelhos estão ligados ao mesmo tempo e nunca houve problemas com o disjuntor, é melhor confirmar se não está pagando demais por uma potência que não se utiliza.

Através do nosso simulador, poderá verificar o consumo aproximado da sua vivenda de acordo com:

  • a superfície do lugar
  • o número de pessoas que nele habitam
  • aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos

É possível realizar a mudança de potência sempre e quando seja necessário, sem que haja custos nesta operação. Para que ela seja efetivada, é preciso apresentar as mesmas informações que citamos anteriormente, quando falamos sobre alterar da companhia EDP SU. de mercado controlado para uma do mercado livre.

Nosso conselho:

Não há dúvidas de que o mercado livre, com a quebra do monopólio da venda de energia das mãos de uma única empresa, veio para favorecer o consumidor e possibilitar que ele seja livre pra fazer as melhores escolhas com relação à eletricidade da sua vivenda. E, nós, da Loja Luz, estamos aqui para assessorá-lo a tomar as melhores decisões e, principalmente, economizar. Entre em contato conosco.

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus