Está aqui

A eletricidade no mercado livre

Banner aderir mercado livre

call lojaluz

eletricidade mercado livre

Desde 2006 que o mercado energético se encontra liberalizado, o que se traduz numa grande vantagem para os consumidores de energia em Portugal uma vez que poderão escolher o seu fornecedor de eletricidade e/ou gás natural, tendo em conta as necessidades de cada um.

No mercado livre de eletricidade, as pessoas passam a ter a possibilidade de contratar a melhor tarifa através do processo de escolha que é feito apartir da comparação de companhias elétricas e das suas tarifas.

Se ainda não tem contratada uma comercializadora presente no mercado livre, faça-o com consciência e comece a poupar na eletricidade, tem até dezembro de 2020 para o fazer.

Consulte todas as tarifas disponíveis das companhias comercializadoras de eletricidade do mercado livreAjudamos a encontrar a que melhor se adapte às suas necessidades. Contacte-nos!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

A ligação da luz no mercado livre

É necessário fazer uma nova ligação de eletricidade para obter energia elétrica em sua casa, e para isso é necessário contactar a EDP Distribuição, única empresa distribuidora de eletricidade em Portugal.

O cliente pode solicitar a ligação à rede elétrica no momento em que tiver a instalação prestes a ser utilizada. A distribuidora será a responsável por este facto e quem lhe dará o orçamento para a construção.

Quando a instalação estiver concluída poderá ligar a luz, mas antes terá de decidir:

Contacte-nos através do nosso número de telefone gratuito, 210 009 971, para ajudá-lo a comparar todas as comercializadoras de eletricidade e as suas tarifas, e ainda a perceber qual a potência mais vantajosa para si tendo em conta o seu consumo elétrico.

Comparar as tarifas de eletricidade do mercado livre

As principais vantagens do mercado livre é a possibilidade de escolher o fornecedor e a tarifa de luz mais vantajosa para cada pessoa, gratuitamente e a quantidade de vezes que desejar.

Tendo em conta o seu consumo, os clientes devem comparar todas as tarifas de luz que têm disponíveis no mercado energético português, que apresentam dois termos diferentes na fatura da luz:

  • Termos de uma fatura de luz:
  • Termo Fixo - quantia fixa que depende da potência que o cliente tem contratada;
  • Termo de Energia - este ponto depende da quantidade de energia consumida.

A distribuição da eletricidade é feita por apenas uma empresa, a EDP Distribuição, por isso a qualidade da eletricidade será sempre a mesma, independentemente do comercializador que contratar. Para comparar as tarifas, conte com a nossa ajuda e saiba qual é a melhor opção para si.

Que tarifa de luz é a melhor?

As tarifas de eletricidade devem ser comparadas e após essa mesma comparação o cliente já poderá celebrar o novo contrato.

Cada tarifa de luz vai depender de diferentes fatores como potência contratada, condições contratuais, tipo de tarifa segundo o horário de uso, ou atendimento ao cliente. Todos esses fatores vão influenciar no preço final da sua tarifa elétrica, por isso, cada cliente deve comparar as tarifas existentes e escolher a mais conveniente.

  • Em que nos devemos basear:
  • Tarifas da luz: a parte mais importante de uma tarifa de luz é a relacionada com a energia elétrica consumida. As tarifas do mercado livre contam com alguns descontos, tanto no termo da potência como no termo de consumo.
  • Serviços adicionais: são aqueles que as companhias oferecem para cumprir o requisito mínimo de segurança da instalação ou como seguro em caso de alguma avaria.
  • Atendimento ao cliente: é importante que o serviço de apoio ao cliente seja de alta qualidade para se conseguir uma maior satisfação por parte dos clientes e no caso de ter algum problema relacionado com o seu fornecimento, que seja de fácil resolução.

Fornecedores de eletricidade no mercado livre

A concorrência entre as comercializadoras da eletricidade está em crescimento. Saiba como comparar os fornecedores de eletricidade para escolher o melhor para si. Esta comparação não deve ser feita só entre tarifas das diferentes companhias, mas também entre as características das companhias de luz.

  • A transparência do serviço;
  • A qualidade do atendimento aos clientes;
  • A disposição da companhia para colaborar com os clientes;
  • A variedade de tarifas de eletricidade;
  • A adaptação ao cliente do fornecimento;
  • A facilidade de gestão da luz.

Depois de comparar todas as opções e escolher a melhor oferta para si, é hora de celebrar um contrato. Se existe uma instalação elétrica na morada, em bom estado e que suporte a potência desejada, simplesmente deverá ligar para a nova comercializadora e comunicar qual tarifa deseja contratar. No mercado estão disponíveis numerosos fornecedores de eletricidade, os quais operam em qualquer ponto do país.

  • Neste momento podemos encontrar algumas das companhias no mercado livre português:
  • EDP Comercial;
  • YLCE;
  • Galp Energia;
  • ENAT;
  • Endesa;
  • Iberdrola;
  • Goldenergy;
  • AUDAX;
  • LUZBOA;
  • Energia Simples;
  • Etc..

Dados necessários para contratar a eletricidade

Uma vez que saiba a opção que quer contratar, deve contactar-nos, LojaLuz, ou contactar a companhia de luz escolhida e celebrar o novo contrato apresentando os seguintes dados:

  1. Cartão de Cidadão;
  2. Contrato de arrendamento ou escritura;
  3. Potência a contratar (alterável);
  4. Código CPE;
  5. Dados da morada da instalação;
  6. Dados de Pagamento da luz: pagamento por débito directo ou pagamento por multibanco.

Tarifas de eletricidade do mercado livre

As tarifas de eletricidade do mercado livre são muito variadas e por isso, deve comparar as opções contratuais que os clientes têm ao seu dispor para saber de que maneira podemos poupar na eletricidade.

Cada comercializadora de eletricidade estabelece as suas tarifas, sendo estas aprovadas pela ERSE, Entidade Reguladora de Serviços Energéticos. Isto trás vantagens para os clientes, uma vez que as fornecedoras praticam preços bastante competitivos, aumentando as promoções contratuais disponíveis para os consumidores, no entanto, são poucas as que oferecem oportunidades de poupança uma vez que praticam preços mais altos, em comparação com as companhias mais pequenas.

Conheça a oferta tarifária das companhias e contacte-nos para descobrir a melhor opção contratual para si. Mudar de tarifa de eletricidade é grátis e pode solicitar o trâmite sempre que sentir necessidade.

Abaixo, veja uma comparação das principais tarifas de eletricidade vigente no mercado livre. Nesse caso, a potência contratada é de 6,9 kVA e a tarifa Simples:

 
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus