Está aqui

O gás natural no mercado livre português

fatura eletricidade

De acordo com dados fornecidos pela ERSE o número de clientes no mercado liberalizado do gás natural alcançou os 744 mil no final de Setembro, ultrapassando os 631 mil que ainda permanecem no mercado regulado.

Saiba que a principal vantagem do mercado livre é a possibilidade de comparar as tarifas de gás e escolher a que o cliente quiser para o seu fornecimento, desta maneira pode melhorar o seu contrato e assim poupar com a conta do gás.

Clientes no mercado liberalizado já ultrapassaram os do mercado regulado. Até quando vai esperar para mudar?


Posso mudar livremente de fornecedora de gás natural?

Uma vez no mercado livre pode mudar de comercializadora de gás quando e as vezes que quiser!
A penetração do mercado liberalizado no segmento residencial foi de cerca de 54% em Setembro, um aumento de 20 pontos percentuais face a igual mês do ano passado.

Que companhias fornecem gás natural em Portugal?

 

 

Em termos de quotas de mercado, a EDP mantém-se como principal operador do mercado em número de clientes, com uma quota de 44,8%, seguida da Endesa com 18,6%. A terceira posição é ocupada pela Iberdrola, com uma quota de 16,4%.

Como funciona o mercado liberalizado do gás em Portugal?

Prazo máximo de três semanas para o processo de mudança de comercializador

Todos os consumidores de gás natural em Portugal continental podem livremente escolher o seu fornecedor de gás desde Janeiro de 2010.

A gestão do processo de mudança de comercializador é centralizada e regulada, sendo os procedimentos e os prazos de mudança de comercializador padronizados e aprovados pela ERSE. Nestes procedimentos são definidos todas as ações e prazos que envolvem a mudança de comercializador, tendo em consideração os princípios de igualdade de tratamento e sistematização de processos. A Diretiva 2009/73/CE estabelece um prazo máximo de três semanas para o processo de mudança de comercializador.

Comparar e escolher o fornecedor de gás

Compare as propostas obtidas. Verifique preços, condições de pagamentos, prazos, promoções da oferta e outras. Escolha o comercializador que apresentar a oferta que mais lhe convém

Contratar o fornecimento de gás natural

Celebre o novo contrato de fornecimento de gás natural. O comercializador com quem celebrar o novo contrato efetuará tudo o que é necessário na mudança de comercializador

A mudança de fornecedor é gratuita para o consumidor!

O ponto de contacto preferencial para cada consumidor é o seu respectivo comercializador e, na mudança, deverá ser o novo comercializador a assumir esse papel.

A mudança de comercializador não implica qualquer alteração da instalação consumidora a menos que o cliente a solicite em simultâneo com o processo de mudança.

Que distribuidora de gás corresponde á minha área de residência?

O consumidor não pode escolher a distribuidora uma vez que existe uma por região. O preço da distribuição estará refletido na fatura final que lhe facilitará a comercializadora que sim pode escolher e mudar as vezes que quiser.

Saiba qual é a sua distribuidora de gás ou contacte connosco para saber qual é a melhor opção para si, e como pode poupar dinheiro e tempo na gestão do fornecimento de gás natural.

Quais são as comercializadoras que fornecem gás em Portugal?

A concorrência da comercialização do gás natural em Portugal está crescendo desde que o mercado está liberalizado. Neste momento podemos encontrar:

  • Goldenergy
  • Galp On
  • EDP Comercial
  • Endesa
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus