Está aqui

Mercado liberalizado de energia: Mudar de comercializador

Mercado liberalizado energia: Mudar de comercializador

Desde Setembro de 2006, o mercado energético português sofre um radical processo de liberalização.

Este processo é o principal promotor do aumento de concorrência existente em Portugal. Desde essa data, o cliente pode escolher o fornecedor de energia a contratar, sendo assim o primeiro beneficiário de este sistema. Mas o cliente deve saber que a distribuição elétrica em Portugal vai por conta da EDP Distribuição, que é diferente á distribuição de gás natural. Saiba que deve comparar para mudar de companhia de eletricidade, e assim conseguir poupar na luz.

Mercado Livre da eletricidade

Graças a este processo de liberalização do mercado energético português, a existência de um aumento da concorrência, ligado aos melhores níveis de preços e qualidades de serviço, é visível mediante a continua atualização do sistema tarifário das comercializadoras, que deverá corresponder numa maior satisfação dos consumidores de energia elétrica.

Ao fazer uma nova ligação á rede, o cliente deve verificar que a sua tarifa e a companhia são as melhores opções. 

Mudar a tarifa elétrica no mercado energético liberalizado

Com o ultimo processo de liberalização do mercado energético em Portugal em 2006, os consumidores têm a possibilidade de escolher a empresa comercializadora da energia elétrica. Estas companhias comercializadoras exercem atividade nos termos da licença ou registro limitados pela Direção Geral de Energia e Geologia.

A comparação de tarifas eléctricas é um estudo essencial que o consumidor deve realizar mediante pesquisas e investigações. No nosso site têm solução rápida a efeitos da escolha da companhia a fornecer a energia.

Os clientes consumidoresde luz têm a oportunidade de mudar até 4 vezes de comercializador em cada período de 12 meses consecutivos. A primeira condição que o cliente deve saber é o caráter gratuito deste procedimento. Se o cliente finalmente opta por contratar os serviços expostos no mercado livre, posteriormente poderá voltar a contratar o fornecimento de eletricidade com um comercializador de último recurso.

Comparação de tarifas 6,9 kVA

Sempre que falamos em comparação, buscamos a empresa que mais seja rentável e nos faça poupar na luz o máximo possível.

A Lojaluz é especialista em comparações do mercado livre, seja para domésticos e empresas. Não hesite em contactar-nos e realize todas as gestões possíveis em um único contato.

Observe os preços atuais de cada uma das empresas e veja qual a mais adequada para si.

Também é interessante comparar as tarifas de luz para 6,9 kVA de potência, já que normalmente esta é a potência contratada para famílias médias.

Comparação de tarifas 10,35 kVA

As moradas que possuam uma potência de 10,35 kVA geralmente são casas com mais de quatro habitantes ou mini empresas, como lojas e escritórios. Ainda assim, as diferenças entre a empresa mais cara e a mais barata é grande. Confira:

Como posso mudar o comercializador do fornecimento?

No mercado liberalizado português, o cliente tem a oportunidade de fazer comparações de tarifas elétricas que as comercializadoras expõem á escolha. Neste caso, pomos toda a informação disponível á disposição do cliente, para assim, o consumidor poder escolher o fornecimento mais adaptado ás suas necessidades e interesses.

Após a comparação das companhias elétricas, o cliente deve decidir qual tarifa quer contratar. Nesse momento poderá apresentar os seguintes dados á companhia escolhida:

  1. Nº contribuinte do titular (Cartão de Cidadão)
  2. Contrato de arrendamento ou escritura
  3. Potência a contratar (pode-se alterar)
  4. Código CPE
  5. Dados da morada da instalação eléctrica.
  6. Dados de Pagamento da luz.

Pode ser mais rápido e fácil ter uma factura da luz à mão, onde constam a maior parte dos dados precisos.

Passos a seguir a efeitos da escolha da comercializadora:

Em primeiro lugar, o cliente deve fazer um estudo das diferentes empresas comercializadoras disponíveis no mercado elétrico de Portugal:

  • EDP Comercial
  • ENAT
  • YLCE
  • Endesa
  • Galp
  • Iberdrola
  • LUZBOA
  • AUDAX
  • Energia Simples
  • Goldenergy

A lista integral dos comercializadores de eletricidade em regime de mercado licenciados ou registrados está disponível no site da Direção Geral de Energia e Geologia.

Seguidamente o cliente deverá ver as comparações das opções que estas comercializadoras oferece,. Para tal fim, estão disponíveis as comparações tarifarias no nosso site.

O cliente tem de saber se o pagamento vai ser mediante o debito bancário ou se será realizado por pagamento ao contado, mediante banco. Os preços das tarifas têm diferenças concordes com estes limites.

Uma vez decidido o novo comercializador, este mesmo será quem trata de todo o procedimento de mudança.

Alterar o contrato da eletricidade

Para qualquer outra alteração do contrato, pode pesquisar a informação no nosso site, na secção das Perguntas Frequentes, como mudar a potência do contrato de luz.

Os consumidores devem distinguir bem o caso que precisa tramitar, quer dizer, não tem igual tratamento uma alteração da titularidade da luz que mudar de comercializadora. Para tal fim, pode-se informar e fazer a consulta mediante os telefones que estão ao seu dispor no nosso site. O montante a pagar de uma fatura de luz, depende diretamente da potência contratada.

Uma recomendação ao cliente é a continua revisão das tarifas elétricas do mercado energético português, o qual se pode fazer de forma rápida e controlada mediante os médios informáticos atuais.

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus