Está aqui

O mercado livre do gás natural

call lojaluz
mercado livre do gás natural

O mercado energético está liberalizado desde 2006. Embora a comercialização do gás natural não esteja tão madura como no mercado de eletricidade, as companhias de gás natural estão a crescer e aumentar a concorrência com a oferta de numerosas tarifas de gás natural para domésticos, em Portugal.

Saiba que pode contratar o gás com qualquer uma das companhias que operam em Portugal, pois esta é uma das vantagens do cliente no mercado livre. Este é livre de escolher quem quer contratar, qual a melhor tarifa de gás para si e mudar sempre que achar necessário. Não existe fidelização nos contratos de gás.

Crescimento da comercialização do gás natural

As empresas comercializadoras de gás natural entraram no mercado livre aumentando a concorrência existente. De acordo com os dados fornecidos pela ERSE, o número de clientes no mercado liberalizado do gás natural alcançou os 744 mil no final de Setembro de 2014, ultrapassando os 631 mil que ainda permanecem no mercado regulado.

Se ainda não faz parte deste mercado e quiser poupar, terá até 2017 para mudar. Não se esqueça é que quanto mais rápido proceder à alteração, mais rapidamente vai começar a notar diferentes na sua conta do gás.

Tem até 2017 para deixar o mercado regulado e aderir ao mercado livre. Não espere tanto e comece já a poupar!

Comparar os fornecedores de gás natural

Os clientes do mercado livre podem comparar os fornecedores de gás natural e mudar o seu contrato de forma a satisfazer as suas actuais necessidades. Além disso, ao mudarem, vão conseguir poupar com a conta do gás, pois ao encontrarem uma tarifa de gás mais barata, podem solicitar uma troca sem custos e, assim, melhorar o seu contrato.

Compare os fornecedores para saber qual é a melhor opção ou contacte a LojaLuz para saber como pode gerir a sua contratação e o seu fornecimento de gás. Para comparar as companhias deve dar especial atenção aos seguintes parâmetros:

  • A transparência do serviço;
  • A qualidade do atendimento aos clientes;
  • A disposição colaboradora da companhia;
  • A variedade de tarifas de gás;
  • A adaptação ao cliente do fornecimento;
  • A facilidade de gestão do gás natural;

Que fornecedor de gás posso contratar?

Neste momento pode encontrar no mercado livre de gás natural as seguintes empresas fornecedores de energia, as quais oferecem tarifas reguladas pela ERSE com descontos sobre os termos da factura de gás:

  • Goldenergy
  • Galp On
  • EDP Comercial.

Mudar de tarifas de gás no mercado livre

Pode e deve mudar a sua tarifa de gás sempre que encontrar uma opção melhor que a que tem contratada. Este é um procedimento de alteração do contrato de gás é gratuito e pode ser feito quantas vezes o cliente assim o entender. No mercado livre não existe fidelização, portanto, não hesite em mudar de tarifa e de fornecedor sempre que quiser.

  • Para mudar de tarifa de gás deve contactar a LojaLuz ou a companhia escolhida para a sua facturação e apresentar os seguintes dados:
  • Fatura anterior (onde contam os dados do antigo titular, morada e CUI);
  • Escritura ou certificado de arrendamento do imóvel;
  • Meio de pagamento.

Qual é o melhor fornecedor de gás no mercado livre?

O melhor fornecedor de gás será aquele que ofereça a melhor tarifa de gás natural com os melhores descontos e condições. Os clientes podem mudar de companhia e aderir à tarifa de gás com mais vantagens do mercado sempre que quiserem.

O seguinte gráfico ajuda-o a compreender qual é a actual situação do mercado:

Em termos de quotas de mercado, a EDP mantém-se como principal operador do mercado em número de clientes, com uma quota de 48,3%, seguida da Goldenergy com 26,2%. A terceira posição é ocupada pela Galp, com uma quota de 25,4%.