Mudar para o mercado livre do gás e eletricidade

O ano de 2006 marcou o aparecimento do mercado livre, em Portugal. Como tal, os clientes de luz e gás passaram a ter a possibilidade de escolher qual a companhia que querem contratar e escolher qual a melhor tarifa face às suas necessidades.
Não hesite em proceder à mudança do mercado regulado para o mercado livre e em escolher uma tarifa dual. Estas são conhecidas por uma grande poupança na fatura. Em caso de dúvidas, recorra à nossa ajuda, LojaLuz, somos especialistas no mercado livre.
Posso mudar de comercializador de gás e luz?
O cliente pode mudar de comercializador de eletricidade e gás natural sempre que quiser, com o fim de poupar nas despesas mensais. Estas despesas são inevitáveis, mas podem ser reduzidas com a nossa ajuda.

Quer mudar de tarifa e poupar todos os meses na sua fatura?
Podemos ajudá-lo!
(segunda-sexta 8h-21h, sábado-domingo 9h-19h)
É obrigatório mudar já para o mercado livre?
Até 2025, os clientes têm de mudar o seu contrato de eletricidade ou gás do mercado regulado para o mercado livre. Ao mudar para este mercado estará a poupar na sua fatura, pois poderá escolher uma companhia e tarifa que melhor se adaptem às suas necessidades.
Para proceder à mudança deverá comparar as ofertas das diferentes companhias e escolher uma que melhor se adapte às suas necessidades.
Aderir a uma tarifa de gás e luz
Aderir a uma tarifa dual é um conselho para aqueles clientes que queiram poupar
Aderir a uma tarifa dual é essencial para aqueles clientes que queiram poupar mais na conta da luz e gás.Estes dois serviços estarão expressos na sua fatura, como tarifas de gás e luz únicas.
Nem todas as companhias publicam tarifas duais, mas as que têm oferecem as tarifas mais baixas. Juntar os dois serviços é sempre mais económico.
Apresentamos o caso de um doméstico, em Lisboa com o escalão 2 de consumo do gás, opção Simples na luz e potência elétrica de 5,75 kVA:
Como mudar de fornecedor de gás e luz?
O cliente, após a comparação de tarifas de gás e luz e das diferentes companhias, deve escolher aquela que seja detentora da melhor tarifa dual e deve celebrar o contrato de gás e luz. Poderá fazê-lo por meio do nosso call center ou diretamente com a companhia, dirigindo-se a uma loja da mesma. Em qualquer um dos casos, deverá apresentar os seguintes documentos:
- Cartão de Cidadão;
- Contrato de arrendamento ou escritura;
- Potência a contratar (alterável);
- Código CPE
- Dados da morada da instalação.
- Dados de Pagamento: pagamento por débito direto ou pagamento por multibanco.
Alterar o contrato de energia no mercado livre
O cliente pode alterar o seu contrato de energia sempre que quiser e sem qualquer custo associado. Pode mudar a potência contratada, se a que tem não é suficiente ou precisa de reduzir a potência para conseguir poupar. Ao mesmo tempo que muda a potência, poderá solicitar a mudança de fornecedor elétrico, ou se tiver uma tarifa dual, pode mudar de companhia de gás e luz.
Escolha bem a sua opção, mas saiba que a qualidade do fornecimento nunca vai mudar, pois é responsabilidade da distribuidora de energia, independente da comercializadora. Por isso, pode mudar de fornecedor e de tarifa de luz sempre que quiser.
- Mudar a tarifa do contrato da luz e gás;
- Alterar o fornecedor elétrico e gás natural;
- Alterar a titularidade do contrato da luz e gás;
- Mudar a potência elétrica;
- Mudar condições do contrato do gás e da luz (faturação electrónica e pagamento).