Energy Call
Energy Call

Todas as informações de luz e/ou gás!

Os nossos especialistas em energia resolverão todas as suas dúvidas sobre luz e gás. Vamos poupar!

 

(Segunda-Sexta 8h-22h, Sábado 9h-21h, Domingo 10h-19h)

Fim do Mercado Regulado: Mudar para o Mercado Livre de Luz e Gás

Nesta página, saiba como beneficiar com o fim do mercado regulado da EDP, como mudar para o mercado livre de energia em Portugal e como é que este funciona. Saiba ainda quanto tempo demora e quanto custa aderir ao mercado livre de luz e de gás natural.

Mercado Livre Portugal

A diferença entre mercado regulado e mercado liberalizado é que, no primeiro, os preços são fixados pela ERSE e, no segundo, são as próprias comercializadoras a determinar os preços, consoante o Regulamento das Relações Comerciais e as regras da concorrência.

Comparador de tarifas de luz

Como passar do mercado regulado para o mercado livre?

Solicite a mudança à Selectra.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 9h-19h)

Fim do Mercado Regulado

Já ouviu falar da mudança do mercado regulado para o mercado livre de energia? Ao longo deste artigo, iremos ajudá-lo no esclarecimento de dúvidas, e da forma mais simples para aderir ao mercado livre.

Nos últimos anos, o mercado energético ficou marcado por transformações benéficas tanto para as fornecedoras, como para os clientes, sendo estas decorrentes do fim do mercado regulado de eletricidade, e de gás natural.

Esta medida foi imposta pela própria União Europeia, pela preocupação cada vez maior de ser o cliente a escolher a sua fornecedora de energia. Desta forma, a energia consumida será cobrada a preços mais justos.

Fim da EDP Mercado Regulado de Eletricidade

O fim do mercado regulado de eletricidade significa o término da única empresa a atuar nesse sentido: a antiga EDP Serviço Universal, agora SU Eletricidade.

Desta maneira, o cliente já não estará limitado ao fornecimento dessa companhia, e poderá escolher entre um leque de empresas, que se distinguem pelos seus preços e pela diversidade dos seus serviços de assistência.

Mercado livre de eletricidade
No mercado livre pode escolher a sua fornecedora de eletricidade

Mas a EDP vai continuar?Sim, o grupo continua a existir através da EDP Comercial e da EDP Distribuição. A EDP Universal acabou e deu lugar à SU Eletricidade, que cessará funções quando todos os clientes do mercado regulado de eletricidade transitarem para o mercado livre.

Portanto, a marca SU Eletricidade só estará em vigor de janeiro de 2020 até 2025, data fixada para a extinção das tarifas reguladas.

EDP Mercado livre ou regulado: ainda posso escolher?

Sabia que a EDP é a companhia de eletricidade mais antiga no mercado, sendo também a companhia mais conhecida pelos portugueses?

De facto, a liberalização do mercado em 2006 fez nascer a EDP Comercial, de forma a auxiliar os consumidores a transitarem do mercado regulado para o mercado livre de eletricidade, sem mudarem de companhia.

Melhor a EDP mercado livre ou regulado?Atualmente, pode escolher entre o mercado livre e o mercado regulado, mas a transição para o primeiro é obrigatória até ao final de 2025. Recomendamos-lhe o mercado livre para poupar na fatura.

EDP Mercado Regulado Contactos

Caso tenha dúvidas na transição, saiba quais os contactos da EDP em mercado regulado e os contactos da companhia no mercado liberalizado.

EDP Mercado Regulado Contactos
Apoio da EDP Mercado Regulado
808 505 505
Apoio da EDP Mercado Regulado desde o Estrangeiro
+351 210 016 383

EDP Mercado Livre Contactos

Está interessado em conhecer as vantagens do mercado livre no seu contrato de eletricidade e de gás natural? Contacte o número de telefone indicado a seguir para apoio personalizado.

Comparador de tarifas de luz

Como passar da EDP Serviço Universal para o mercado livre?

Contacte-nos para começar a poupar na sua fatura.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 9h-19h)

Poderá também pedir apoio aos contactos da EDP em mercado livre, como indicados na seguinte tabela.

EDP Mercado Livre Contactos
Apoio da EDP Mercado Livre
808 535 353
Apoio da EDP Mercado Livre desde o Estrangeiro
+351 210 016 384

Fim do Mercado Regulado de Gás Natural

O mercado regulado de gás natural também vai terminar, mas ao contrário do mercado elétrico em que a EDP SU / SU Eletricidade deixa de existir, no gás natural as Comercializadoras de Último Recurso irão manter a sua principal função: da distribuição.

O que significa o fim do mercado regulado do gás? A extinção do mercado regulado de gás significa que a distribuidora da sua zona de residência, ou do local onde se encontra o seu negócio, deixa de ser fornecedora exclusiva de monóxido de carbono e que o cliente poderá escolher entre tantas companhias.

Mercado livre de gás natural
No mercado livre pode escolher a sua fornecedora de gás natural

Na maioria das fornecedoras, existem ainda tarifas conjuntas de luz e de gás, que apresentam uma maior percentagem de descontos.

O que é a Tarifa Regulada de Energia?

Se ainda não mudou para o mercado livre, significa que continua a ter fornecimento em mercado regulado, através da tarifa transitória da ERSE. No entanto, esta realidade deixará de ser possível a partir de 2025.

Saiba, portanto, que a transição é obrigatória e que, a consequente passagem para o mercado livre, permite uma maior poupança na fatura, porque pode escolher a fornecedora de acordo com as suas necessidades energéticas.

Se tiver alguma dúvida sobre a tarifa regulada, poderá encontrar todo o apoio junto dos nossos especialistas.

Comparador de tarifas de luz

Como saber mais sobre o fim das tarifas reguladas?

Contacte a Selectra e receba apoio personalizado.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 9h-19h)

Mercado Livre Portugal. Porquê mudar?

O que é o mercado livre? O mercado livre de energia vigora em Portugal desde 2006, e permite aos consumidores escolherem a companhia de eletricidade e de gás que querem contratar para a sua casa ou empresa.

Porque devo mudar para o mercado livre? Porque passa a ser livre de escolher a companhia que quer para o seu imóvel (EDP, Endesa, Galp, Iberdrola, Goldenergy, etc.), e pode mudar de fornecedor, as vezes que quiser e quando quiser.

Além disso, mudar para o mercado livre não exige a mudança de contador. A única mudança é que os preços já não são definidos pela ERSE, mas pelas companhias, de acordo com o Regulamento das Relações Comerciais.

O mercado livre de energia em Portugal ajuda também os clientes na realização de gestões contratuais (alterar titular, alterar potência...) sem sofrerem penalizações.

Quanto custa mudar para o mercado livre?

A principal dúvida dos consumidores na hora de mudarem para o mercado livre de energia é saber quanto irão pagar.

Quanto custa mudar para o mercado livre em Portugal?Mudar do mercado regulado para o mercado liberalizado de energia é um procedimento completamente gratuito.

Na hora de mudar, o cliente só irá pagar o custo associado à tarifa escolhida junto da nova fornecedora de energia. Irá pagar mais pela conta de luz e gás se, efetivamente, escolher por uma das tarifas mais caras.

Quanto tempo demora mudar para o mercado livre?

Mudar para o mercado livre é uma mudança bastante rápida, mas sabe exatamente quanto tempo demora?

A mudança para uma das fornecedoras de mercado livre tarda entre 5 a 7 dias úteis. E quando é que o cliente precisa de mudar? E até quanto tempo de antecedência terá de mudar?

Quanto tempo demora mudar para o mercado livre

Até quando devo mudar para o mercado livre? O cliente tem que mudar obrigatoriamente para o mercado livre até 2025.

Poderá mudar até 15 dias de antecedência do fim do mercado regulado, mas recomendamos mudar o quanto antes para que o prazo não se prolongue. Em 2025, terminam, portanto as tarifas reguladas de Baixa Tensão Normal.

Documentos para mudar para o mercado livre

Mudar para o mercado livre é fácil, mas exige a apresentação de um conjunto de documentos a uma das companhias:

  • Documentos necessários para aderir ao mercado livre:
  • Dados de identificação do titular (Cartão de Cidadão ou B.I. e Cartão de Contribuinte) ou da empresa (NIPC - Número de Identificação Fiscal de Pessoa Coletiva);
  • Morada do imóvel;
  • Fatura de eletricidade e de gás natural antiga, onde se apresentam o Código Ponto de Entrega e o Código Universal da Instalação, que identificam as instalações de luz e gás;
  • Documento que prova a titularidade do imóvel: Escritura de compra do imóvel, contrato de promessa compra e venda, habilitação de herdeiro, ou contrato de arrendamento, consoante o caso;
  • CAE: Código de acesso à certidão de registo comercial, quando é um cliente de negócios;
  • NIB da conta bancária para o pagamento das faturas por débito direto (com maiores descontos);
  • Potência Elétrica a Contratar.

Através da Selectra precisará apenas de indicar o seu Cartão de Cidadão, IBAN, CPE/CUI, morada, email e potência elétrica a contratar, não sendo preciso mais nada.

Após a escolha da tarifa adequada à sua casa ou ao seu negócio, já terá um contrato de energia no mercado livre.

Quando deseja contratar o gás natural, confirme se tem o Certificado de Inspeção do Gás atualizado. Normalmente, esta revisão é feita de 5 em 5 anos.

Fornecedores de eletricidade e de gás no mercado livre

Existem diversos fornecedores de eletricidade no mercado livre, que na maioria das vezes comercializam também gás natural, ou ambas as energias em tarifas duais, sempre adaptadas às suas necessidades.

Fornecedores de Mercado Livre
Algumas das fornecedoras em mercado livre (para casas e negócios)

Recomendamos-lhe a comparar companhias de eletricidade e/ou de gás natural e ver qual é a melhor para a sua casa ou para a sua empresa. Ao comparar as fornecedoras do mercado livre tenha em conta estes tópicos:

  • Comparar as fornecedoras do mercado livre:
  • Preços do kWh (quilowatt-hora) e da potência;
  • Tarifa de eletricidade e/ou de gás contratada;
  • Serviços de assistência existentes;
  • Simplicidade da faturação, assim como na gestão da luz e do gás;
  • Adaptação ao cliente e diferentes formas de contacto;
  • Acesso à área de cliente e consumos;
  • Clareza no cancelamento do contrato.

Ao considerar o preço da potência de uma companhia no mercado livre de energia, tenha sempre em conta o preço do kWh, isto porque, nem sempre o preço da potência mais barata corresponde a maior poupança, pois o valor de consumo pode ser mais elevado.

Qual a tarifa mais barata de eletricidade e de gás natural?

Na tabela abaixo, conheça algumas das tarifas duais do mercado livre mais vantajosas para si.

Pode contactar por telefone ou online a nova companhia através da qual deseja celebrar um novo contrato de luz e de gás natural, ou mesmo contactar a Selectra para recomendação da tarifa mais barata do mercado livre.

Preço da Eletricidade nas Tarifas Duais do Mercado Livre
Fornecedoras Preço da Eletricidade Características
EDP Comercial EDP Gás e Eletricidade
  • Preço da Potência: 81.979000 (€/ano)
  • Preço do kWh: 0.14270 (€/kWh)
  • Adesão ao Débito Direto e à Fatura Eletrónica;
  • Tarifa mais barata quando traz um amigo.
Endesa Quero+ Luz e Gás
  • Preço da Potência: 64.057500 (€/ano)
  • Preço do kWh: 0.14680 (€/kWh)
  • Desconto de 14% na Fatura;
  • Preço com Débito Direto e Fatura Digital.
Galp Energia Galp+ Eletricidade e Gás
  • Preço da Potência: 69.934000 (€/ano)
  • Preço do kWh: 0.14920 (€/kWh)
  • Descontos entre 6 a 8%;
  • Preço com DD e FE;
  • Descontos em combustível.
Goldenergy Goldenergy Dual
  • Preço da Potência: 58.071500 (€/ano)
  • Preço do kWh: 0.15680 (€/kWh)
  • Tarifa com preços mais baixo;
  • Adesão à FE e ao DD.
Iberdrola Plano Casa Iberdrola
  • Preço da Potência: 77.526000 (€/ano)
  • Preço do kWh: 0.14390 (€/kWh)
  • Tarifa com Adesão Online;
  • Débito direto e fatura eletrónica;
  • Exige adesão aos Serviços.

Os dados apresentados dizem respeito às ofertas residenciais para clientes com potência contratada de 3,45 kVA na opção horária simples.

Para estas tabelas foram consideradas as tarifas duais das 5 principais companhias no mercado livre: a Tarifa com Desconto de Amigo da EDP; a tarifa Quero + da Endesa, a Goldenergy Dual e o Plano Casa da Iberdrola.

Preço do Gás nas Tarifas Duais do Mercado Livre
Fornecedoras Preço do Gás Características
EDP Comercial EDP Gás e Eletricidade
  • Preço do Escalão: 24.017000 (€/ano)
  • Preço do Consumo: 0.05900 (€/kWh)
  • Adesão ao Débito Direto e à Fatura Eletrónica;
  • Tarifa mais económica quando convida um amigo.
Endesa Quero+ Luz e Gás
  • Preço do Escalão: 21.024000 (€/ano)
  • Preço do Consumo: 0.05830 (€/kWh)
  • Exige a Adesão ao DD e à FE;
  • Desconto máximo de 14%.
Galp Energia Galp+ Eletricidade e Gás
  • Preço do Escalão: 26.389500 (€/ano)
  • Preço do Consumo: 0.05770 (€/kWh)
  • Desconto entre 6 a 8% na fatura;
  • Tem de contratar o DD e a FE;
  • Descontos adicionais em combustível.
Goldenergy Goldenergy Dual
  • Preço do Escalão: 5.365500 (€/ano)
  • Preço do Consumo: 0.06920 (€/kWh)
  • Tarifa com preço + baixo;
  • Tem de contratar o DD e a FE.
Iberdrola Plano Casa Iberdrola
  • Preço do Escalão: 21.571500 (€/ano)
  • Preço do Consumo: 0.05510 (€/kWh)
  • Contratação Online;
  • Débito direto e fatura eletrónica;
  • Deve contratar serviços extra.

Para estas tarifas de gás natural foi considerado o 1º Escalão de Consumo

Graças a estas opções tarifárias, existem cada vez mais consumidores a aderir ao mercado livre. Quer também proceder à mudança? Contacte-nos e conheça a tarifa que estava à procura.

Comparador de tarifas de luz

Qual a tarifa mais barata do mercado livre de eletricidade e/ou gás natural?

Entre em contacto connosco para conhecer as nossas recomendações.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 9h-19h)

Quando começa a contar a fatura no mercado liberalizado?

Ao passar do mercado regulado para o mercado livre, o cliente passa também a receber a sua nova fatura de energia, onde são explicitados os termos fixos e de consumo, as taxas e impostos a pagar, entre outras informações.

Quando começa a contar a fatura no mercado livre?A fatura começa a contar assim que faz a transição, ou seja, logo após os 5 ou 7 dias úteis. Passados 30 dias desde esse período irá receber o documento na morada ou email pretendidos.

Acontece algumas vezes, os clientes não receberem as faturas. O melhor a fazer é contactar a sua companhia e averiguar as circunstâncias. Para evitar essas situações prefira a faturação eletrónica, em que o documento lhe chega por email, ou na área de cliente online.

Fidelização no mercado livre de energia

No mercado livre de eletricidade e de gás natural não há fidelização, logo poderá mudar de fornecedor de energia quando quiser, e sem ter que pagar mais por isso. Essa era uma impossibilidade no mercado regulado.

Com o mercado livre há fidelização?Não. No mercado livre a maioria das tarifas não tem fidelização. Preste, contudo, cuidado aos serviços de assistência que exigem a permanência de 12 meses.

O facto de não haver fidelização é vantajoso, porque desta maneira os portugueses já não têm obrigatoriedade de serem clientes da EDP Serviço Universal ou das distribuidoras da zona de residência respetiva e podem mudar de companhia sempre que desejarem.

Perguntas Frequentes sobre a adesão ao mercado livre

O que é o mercado livre de energia em Portugal?

O mercado livre de energia permite aos clientes escolherem livremente a sua fornecedora de luz e/ou de gás e não necessitam de ser clientes da EDP Serviço Universal.

Qual o contacto para mudar para o mercado livre?

Ligue para o 210 009 971, contacto para mudar para o mercado livre de energia e começar a poupar na sua fatura.

Quanto custa mudar do mercado regulado para o mercado livre?

Mudar do mercado regulado para o mercado livre é completamente grátis.

Atualizado
211 451 219
Quero que me liguem