Está aqui

Mudar ao mercado livre da eletricidade

mudar mercado livre eletricidade

O cliente deve aderir ao mercado livre de eletricidade até 2020, e melhorar o seu contrato, pois este mercado tem muitas vantagens para o cliente. No mercado livre o cliente pode poupar.

Saiba que opção é a melhor para si e saiba como pode celebrar o contrato. Mude o seu contrato elétrico sempre que quiser gratuitamente.

Realizar a ligação elétrica

Em primeiro lugar, o cliente deve saber se existe ou não a possibilidade  de ter fornecimento elétrico onde deseja. Isto é, saber se a instalação elétrica está feita ou se precisa de alguma reparação ou reforço no ramal. A possibilidade de ter o fornecimento de luz depende da instalação elétrica.

Após esta verificação, o cliente deverá solicitar a ficha técnica da instalação à EDP Distribuição, em caso de não a ter.

 

Alterar o contrato elétrico

Consulte todas as tarifas disponíveis das companhias comercializadoras de eletricidade do mercado.

Qualquer alteração do contrato elétrico pode-se fazer sem custos adicionais

Ao fazer uma nova ligação da luz, o cliente está a contratar uma tarifa elétrica, a potência elétrica e uma companhia comercializadora determinada. Esta companhia será quem lhe envie uma fatura de cada período com os detalhes dos termos fixos, termos de energia e qualquer outro termo que se inclui nos dados da faturação de eletricidade.

Qualquer alteração do contrato elétrico pode ser feito sem custos adicionais. As alterações servem para adaptar o fornecimento às necessidade do cliente. Desta maneira a poupança é evidente.

Os consumidores de eletricidade no mercado livre

A maioria dos consumidores já está no mercado livre, enquanto o número de clientes domésticos continua a registar um forte crescimento, representando atualmente 81% do consumo total.

Tendo em conta as comercializadoras, a EDP continua com a sua posição dominante. Atualmente a EDP Comercial tem uma quota de consumo de 45,8%, e a quota de clientes em 84,8%. A Galp Energia e a Endesa mantiveram também as respetivas quotas de clientes em 5,6 e 3,5 e a Goldenergy observou um crescimento para pontos percentuais para 2,15%.

Em termos de consumo, a Endesa está com 18,21%, e as restantes operadoras possuem quotas de 12,6% no caso da Iberdrola e 7,8% no caso da Galp Energia.

 

A comercialização de eletricidade no mercado livre

A eletricidade é comercializada por numerosas empresas que oferecem tarifas de luz reguladas pela ERSE e que aplicam descontos sobre os termos que depois serão comparados. Saiba que pode escolher a opção de contratação que preferir. Abaixo pode conhecer o nome de algumas das principais companhias e outras que possuem bons descontos

  1. Iberdrola
  2. EDP Comercial
  3. Galp Energia
  4. ENAT
  5. Goldenergy
  6. YLCE
  7. AUDAX
  8. Luzboa
  9. Energia Simples
  10. Endesa
  11. AXPO
  12. ELUSA

Como contratar uma tarifa elétrica?

Depois de decididos os termos para a nova contratação, o cliente deve contactar-nos através do número de telefone gratuito 210 009 971, ou contactar a companhia comercializadora de eletricidade escolhida e apresentar os seguintes dados para a celebração do contrato:

  1. Nº contribuinte do titular (Cartão de Cidadão)
  2. Contrato de arrendamento ou escritura
  3. Potência a contratar (alterável)
  4. Código CPE
  5. Dados da morada da instalação.
  6. Dados de Pagamento da luz.

Tarifas de eletricidade

No mercado livre da eletricidade pode encontrar um grande leque de tarifas elétricas. Estas tarifas têm um preço do kWh próprio para cada cliente, por tanto saiba bem qual é a melhor opção contratual. Para esta comparação, não hesite em contactar a LojaLuz.

As tarifas apresentadas são:

Companhia elétrica Desconto Condições
edp-comercial 1% no total da fatura Pagamento por débito direto
2% no total da fatura Pagamento por débito direto e faturação eletrónica
galp 15% no termo fixo Sem condições
25% no termo fixo Pagamento por débito direto e faturação eletrónica
35% em potência Contratação do Plano Comfort (DD, FE + serviço adicional)
endesa 6% no total da fatura por 1 ano; 2% no total da fatura para sempre Sem condições
2% adicionais no total da fatura para sempre Pagamento por débito direto e faturação eletrónica
goldenergy 20% no termo fixo Sem condições

Companhias de eletricidade

A concorrência no mercado livre da eletricidade está a aumentar rapidamente. É importante que o cliente saiba que existem numerosas companhias de eletricidade a promover promoções e tarifas com preços diferentes. Por tanto, tenha especial atenção às propostas que outras companhias têm para lhe oferecer.

Comparar e aderir a um contrato de eletricidade

O cliente deve conhecer bem aquilo que está a contratar, para isso deve contactar-nos, sendo a Lojaluz a única fonte de informação independente das companhias para ajudar a decidir qual contratar.

Saiba que para comparar deve ter uma fatura de eletricidade perto de si, e assim poderemos dar-lhe toda a informação. Compare as opções contratuais para descobrir qual deve contratar. A nossa proposta será segundo o preço do kWh, as condições contratuais e o atendimento da companhia em questão.

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus